|
Abertura: 23 de julho de 2011 |
Encerramento: 9 de outubro de 2011 |
São 134 obras, de 69 artistas estrangeiros, pertencentes à coleção Joaquim Paiva em comodato com o MAM desde 2005. A mostra marca a inclusão de 413 obras internacionais ao comodato, que já possuía aproximadamente 1090 trabalhos de artistas brasileiros, totalizando agora cerca de 1500 fotografias.
Para a exposição, os curadores Luiz Camillo Osório e Joaquim Paiva selecionaram obras da parte internacional da coleção. Dentre os destaques estão fotografias de Grete Stern (Elberfeld, Alemanha, 1904 - Buenos Aires, Argentina, 1999); Diane Arbus (Nova Iorque, EUA, 1923 - 1971), Martín Chambí (Puno, 1891 - Cuzco, Peru, 1973) e Ansel Adams (São Francisco, EUA, 1902 – 1984), que serão mostradas pela primeira vez no museu.
De Grete Stern, serão apresentadas duas obras “Sem título”. De Diane Arbus, estarão na exposição as fotografias “A Young Man with his Pregnant Wife in Washington Square Park, N.Y.C.”, de 1965; “Lady Bartender at Home with a Souvenir Dog, New Orleans”, de 1964/1977 e “Sem título”, de 1970-71. Do fotógrafo Martín Chambí, estarão as obras “Automobilistas en El Cerro de San Cristóbal”, de 1928; “El gigante de Paruro”, de 1929 e “Fiesta en La Hacienda La Angostura”, de 1929. De Ansel Adams, as fotos “El Capitan, Winter, Series Yosemite National Park, Califórnia”, de 1950; “Jefrey Pine, Sentinel Dome, Series Yosemite National Park, Califórnia”; “Oak Tree, Snowstorm, Series Yosemite National Park, Califórnia”, de 1948; “Unicorn Peak and Thunderclouds, Series Yosemite National Park, Califórnia”, de 1967 e “Yosemite Valley from Inspiration Point, Winter, Series Yosemite National Park, Califórnia”, de 1938.
Destacam-se ainda na mostra fotografias de artistas contemporâneos russos e chineses. Nesta exposição, haverá trabalhos dos fotógrafos russos Andrey Chezhin (Leningrado, Rússia, 1960); Vadim Gushin (Novosibirsk, Rússia, 1963); Gregory Maiofis (São Petersburgo, Rússia, 1970) e Alexey Titarenko (São Petersburgo, Rússia, 1962), e dos chineses Li Lang (Chengdu, Sichuan, China, 1969) e Elaine Ling (Hong Kong, China/Canadá).
Na exposição, serão apresentadas fotografias, em diferentes tamanhos e técnicas, coloridas e em preto e branco, de artistas de diversas nacionalidades, como Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, EUA, França, Inglaterra, Irã, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana, República Tcheca, Rússia, Ucrânia e Uruguai.
A mostra conta com obras de fotógrafos de diferentes gerações. O mais velho é o peruano Martín Chambí, que nasceu em 1891 e faleceu em 1973, e os mais jovens são o coreano Ayoung Kim e o japonês Go Sugimoto, ambos nascidos em 1979.
SOBRE A COLEÇÃO JOAQUIM PAIVA
Desde 2005, o MAM Rio possui, em regime comodato, grande parte da coleção do diplomata Joaquim Paiva. A coleção teve início em 1981 quando o diplomata começou a adquirir sistematicamente fotografias brasileiras contemporâneas. No museu estão depositadas aproximadamente 1090 obras que registram o que há de mais representativo na fotografia brasileira de nosso tempo. Desde retratos e paisagens à experimentos fotográficos dos anos 1990. Entre os nomes mais representativos da coleção estão: Pierre Verger com a sua preciosa documentação sobre a cultura afro-brasileira; Geraldo de Barros e seus experimentalismos técnicos; Miguel Rio Branco que busca a intensidade das cores no universo mais dura da realidade brasileira, o fotojornalismo ligado à temática social e bem brasileira de Walter Firmo, a atitude questionadora sobre o ato de fotografar da artista Rosângela Rennó entre outros. Nesse sentido a Coleção Joaquim Paiva representa no MAM toda a qualidade e a pluralidade de trabalhos e tendências que a fotografia contemporânea brasileira pode nos oferecer. |
Local:
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ)
Av. Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo
(21) 2240 4944
Funcionamento:
Segundas, terças e quartas: FECHADO
Quintas, sextas e sábados: das 10h às 18h
Domingos:
- das 11h às 18h (público em geral)
- das 10h às 11h (horário exclusivo para visitação de pessoas com deficiência intelectual, pessoas autistas ou com algum tipo de hipersensibilidade a estímulos visuais ou sonoros)
Feriados (exceto aos domingos): das 10h às 18h
Ingresso:
Gratuito. É possível apoiar a realização de projetos do museu por meio de sua contribuição voluntária, sugerida na bilheteria ou na compra online, antecipada.
Programa Agente MAM Rio: ao contribuir com R$ 190,00, você se torna Agente MAM Rio por um ano inteiro, com entrada gratuita e facilitada em exposições, mostras de filmes, palestras, cursos e programas socioeducativos.
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|