Se a pintura morreu o MAM é um céu
rioecultura : EXPO Se a pintura morreu o MAM é um céu : Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ)
COMPARTILHE
Abertura: 30 de junho de 2010
Encerramento: 15 de agosto de 2010
rioecultura : EXPO Se a pintura morreu o MAM é um céu
Jarbas Lopes
Dos Políticos, série O Debate (Dos Políticos)
2004
banner para campanha de plástico trançado com carpete.
230 X 340 X 10 cm
Coleção Gilberto Chateaubriand MAM RJ


São 33 obras dos artistas Daniel Senise, Luiz Zerbini, Adriana Varejão, Jarbas Lopes, Eduardo Berliner e Gustavo Speridião, que fazem parte do acervo do MAM/Coleção Gilberto Chateaubriand.

“São sete artistas, em momentos distintos de sua trajetória, que mantêm com a pintura uma relação vital”, explica o curador Luiz Camillo Osório. A exposição dialoga com a mostra “Cristina Canale – Arredores e Rastros”, que será apresentada no terceiro andar do museu, no mesmo período.

rioecultura : EXPO Se a pintura morreu o MAM é um céu
Daniel Senise 692
Sem título
1986
acrílica sobre tela.
140,5 X 244,8 cm
Coleção Gilberto Chateaubriand MAM RJ


“Paralelamente à exposição de Cristina Canale, uma das pintoras mais destacadas da Geração 80, criamos esta conversa entre sete artistas. Três deles parceiros de geração – Senise, Zerbini e Varejão – e os demais com trajetórias mais recentes, mas não menos relevantes. O nosso objetivo é o de por em foco os vários caminhos da pintura contemporânea, com ênfase nos desdobramentos da figuração depois de incorporada a abstração no imaginário pictórico”, diz o curador.

Serão apresentadas pinturas, de diferentes datas, sendo a mais antiga de 1984 e a mais recente de 2010, de artistas de diferentes gerações cujas obras fazem parte da coleção MAM/Coleção Gilberto Chateaubriand. As pinturas são feitas em diferentes técnicas, como óleo sobre tela; acrílica sobre MDF, sobre aglomerado e sobre tela; pó de ferro e metal sobre cretone; carvão, nanquim e tinta esmalte sobre tela; verniz com pigmento, carvão, grafite e tinta esmalte sobre lona; entre outras.

rioecultura : EXPO Se a pintura morreu o MAM é um céu
Eduardo Berliner
Trem Fantasma
2007
óleo sobre tela rígida.
172 X 159 X 4 cm
Coleção Gilberto Chateaubriand MAM RJ
Local:
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ)
Av. Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo
(21) 2240 4944

Funcionamento:
Segundas, terças e quartas: FECHADO
Quintas, sextas e sábados: das 10h às 18h
Domingos:
- das 11h às 18h (público em geral)
- das 10h às 11h (horário exclusivo para visitação de pessoas com deficiência intelectual, pessoas autistas ou com algum tipo de hipersensibilidade a estímulos visuais ou sonoros)
Feriados (exceto aos domingos): das 10h às 18h

Ingresso:
Gratuito. É possível apoiar a realização de projetos do museu por meio de sua contribuição voluntária, sugerida na bilheteria ou na compra online, antecipada.
Programa Agente MAM Rio: ao contribuir com R$ 190,00, você se torna Agente MAM Rio por um ano inteiro, com entrada gratuita e facilitada em exposições, mostras de filmes, palestras, cursos e programas socioeducativos.

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.