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Design Através do Espelho: Brasil Brazil - o pensamento contemporâneo do design
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
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No dia 1° de outubro, o pensamento contemporâneo do design e de outras áreas do conhecimento criativo vai dialogar num seminário internacional, em mais uma edição do ciclo Design Através do Espelho, na ESDI/UERJ. Sob o tema Brasil Brazil, o encontro focará a identidade brasileira emergente em tempos de globalização, e para tal conta com conferencistas brasileiros e internacionais.

Partindo da ideia de que o design atua hoje como um fio condutor de troca entre diferentes áreas do conhecimento criativo, foram convidados o CEO Richard Tyson (Helsinki Group, New York), o psicanalista José Carlos Guedes, além de designers brasileiros que atuam no mercado internacional, entre eles Ari Rocha e Mariana Ochs. A mediação é de Lucy Niemeyer, doutora e pesquisadora em semiótica. Haverá tradução simultânea para as palestras em inglês.

A entrada é franca e as conferências seguidas de debate estâo abertos a participação de todos os interessados.

"O Brasil está na moda e desempenha um papel específico no cenário mundial. A sede dos Jogos Olímpicos no Rio e a Copa do Mundo em 2014 trouxeram uma perspectiva concreta de mudanças. Conforme crescemos globalmente, fica a pergunta: estamos prontos pra mudança?", diz Julia Bessler, curadora do evento que começou em 2008, com uma semana de debates na ESDI, um dos ícones do ensino do design do Brasil e do mundo. Ela afirma que diluir fronteiras entre as áreas técnica, científica e criativa é um dos objetivos do ciclo.

Historicamente dominadas pelo pensamento europeu e norte-americano, culturas dos países como o Brasil vêem agora a chance de emergir, num contexto de oportunidades e desafios. Design Através do Espelho discutirá de que maneira novas identidades são formadas e como as economias emergentes poderão moldar uma colagem de referências globais.

:: SERVIÇO ::
Seminário Internacional
dia 1° de outubro de 2010, sexta-feira, das 14h 21h
Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI/UERJ
Entrada franca (180 lugares) por ordem de chegada
Rua Evaristo da Veiga, s/n°95 - Centro, RJ

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Brasil Brazil - PROGRAMA

14h - Abertura - Representação x realidade
O Rio ainda é cartão postal do Brasil? Essa representação é verdadeira? A região Sudeste está mascarando a realidade das outras?
- Subsecretário de Patrimonio Cultural da Secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Washington Fajardo

15h - Projeto x Adaptação
Como projetos e criações brasileiros devem se adaptar para chegar ao mercado internacional?
- Ari Rocha & Mariana Osch, Designers

16h30 - Popular x Pop Os estereótipos do regionalismo.
O que é o "jeitinho brasileiro"? Por que há uma confusão do regional - e da identidade nacional - com o rústico?
- Clarisse Fukelman, coordenadora do departamento de Comunicação Social da PUC-RIO & Jose Carlos Guedes, psicanalista

18h30 - Global x Local
Tornar-se global não é perder identidade? Como podemos ser globais e mantermo-nos autênticos? Um lugar sem tradição pode provocar inovação?
- Richard Tyson, CEO Helsinki Group, NY

:: Quem é quem Richard Tyson ::
Com 15 anos de experiência em tecnologia, marketing e planejamento estratégico, Richard é um lider em estratégia e inovação. Trabalhou com a Fortune 50 e mais de 500 clientes na Ásia e na União Européia. Antes de fundar o Helsinki Group, NY, foi diretor de estratégia na Stone Yamashita Partners e gestor na Doblin e Monitor Group. Sua formação é em Harvard, Whitman College, e The New School for Social Research.

:: Quem é quem Clarisse Fukelman ::
Coordenadora do departamento de Comunicação Social da PUC-RIO, Clarisse Fukelman é professora, produtora cultural e pesquisadora. Formada em Letras, com especialização em Literatura Brasileira pela UFRJ, tem desenvolvido vários projetos envolvendo difusão do conhecimento para atingir públicos múltiplos, através de televisão, cursos e vídeos. Foi pesquisadora e consultora para MAO, CCBB, MNBA, além dos canais de televisão Futura e Globo. Entre outros grandes eventos, foi curadora do seminário "Eu assino embaixo: biografia, memória e cultura", realizado pelo CCBB do Rio de Janeiro, em abril de 2003.

:: Quem é quem Mariana Ochs ::
Graduada em Jornalismo na Faculdade da Cidade e em Comunicação Visual na Parsons School of Design em Nova York, Mariana Ochs fundou seu escritório modesign em 1996, em Nova York. Retornou com o estúdio Modesign ao Rio de Janeiro em 2002, trazendo como bagagem projetos gráficos, redesigns e edições especiais para revistas como Esquire, Popular Science, Mademoiselle e City, em NY, e Vogue, Casa Vogue, Carta Capital e Diário Popular. Em sua vasta experiência como designer, destaca-se o trabalho para revistas e jornais ao redor do mundo, passando por Hong Kong, Lausanne, Nova York, São Paulo, Montreal e Varsóvia.

:: Quem é quem Ari Rocha ::
Com Mestrado em Design na Itália (1966) Rocha foi o primeiro designer doutor do Brasil. Em seus 40 anos de profissão, realizou centenas de projetos, com destaque para a indústria automotiva. Criou dinamômetros; a Maseratti-Osca e o projeto Aruanda, hoje considerado o primeiro "mono-volume", solução difundida em mini-vans e em veículos como o Smart. Assina a coordenação do projeto de trem que hoje é fabricado para o Metrô de São Paulo.

:: Quem é quem José Carlos Guedes ::
O psicanalista foi presidente eleito para o Círculo Psicanalítico do RJ, onde fundou a revista Cadernos de Psicanálise. Com o Jornal do Brasil coordenou o ciclo "Debates Civis", temas de interesse da psicanálise e de outras ciências no Teatro Leblon. Idealizou o seminário "Encontros com Freud", no Museu Nacional de Belas Artes e os debates "Cem Anos de Psicanálise" na Cinemateca do MAM. Foi diretor do Jornal Gradiva por 8 anos.

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