2ª Edição Prêmio Mário Pedrosa - Museu, Memória e Mídia: Ibram convida mídia impressa a pensar relação entre Museus e Turismo
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
|
Publicada nesta terça-feira, 4 de agosto, no Diário Oficial da União , a segunda edição do Prêmio Mário Pedrosa - Museu, Memória e Mídia, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram. Nesta edição, o edital premiará matérias jornalísticas relacionadas a museus do Brasil, sobre o tema Museus e Turismo. O edital contemplará três trabalhos, que devem ter sido publicados em território nacional por veículos de mídia impressa, no período de 1º de janeiro a 30 de outubro de 2009. O 1º lugar receberá R$ 8 mil; 2ª lugar, R$ 5 mil e 3º lugar, R$ 3 mil. Seleção - As matérias serão analisadas por uma comissão, formada por profissionais das áreas de museus e comunicação, que levará em consideração redação e estruturação; pesquisa e documentação; profundidade da abordagem, multiplicidade de fontes; enfoque e fidelidade ao tema; caráter inovador ao tema; e construção da narrativa jornalística. O material contemplado será divulgado em publicação específica, pelo Ibram, vinculado exclusivamente ao Prêmio Mário Pedrosa - Museus, Memória e Mídia. Museus e Turismo - Com o Prêmio Mário Pedrosa, o Ibram pretende incentivar os meios de comunicação da mídia impressa a publicar matérias jornalísticas sobre a estreita relação entre os museus o turismo, tendo em vista os museus como grandes centros de difusão cultural e meios de atração turística, que movimentam todos os setores econômicos da localidade e democratizam o acesso às informações culturais neles contidos. O período de inscrições será de 05 de agosto a 30 de outubro de 2009. Para detalhes confira o edital no www.museus.gov.br. Mais informações no Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus - DDFEM / Ibram, no (61) 3414-6207 e (61) 3114-6143 ou no editais.ibram@iphan.gov.br. |
Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui. |