news
Tudo pronto para a grande festa da virada em Copaca.
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Compartilhar
Só faltam as balsas que serão usadas na queima de fogos. Elas seguem nesta tarde para a praia de Copacabana.

A previsão é que dois milhões de pessoas estejam em Copacabana esta noite. Uma multidão vai receber 2009 em ritmo de samba.

As interdições no trânsito já começaram. Depois de 18h, todos os acessos a Copacabana serão fechados aos carros.

A expectativa para o réveillon aumenta a cada minuto. Todo mundo junta as energias e renova esperanças, fazendo planos para o ano novo.

No Rio, a maioria das atenções se volta para a Princesinha do Mar. Mais uma vez a Praia de Copacabana deve ser o palco do maior réveillon do Brasil. A agitação já é grande, neste início de tarde.

O trânsito já mudou, e o público, aos poucos, vai chegando e buscando o melhor lugar na areia.

No início desta tarde, a bateria do Salgueiro faz a passagem de som. A escola vai encerrar os shows dessa madrugada.

A praia de Copacabana está cheia no fim da tarde. Não tem sol, mas faz calor, e muita gente já reserva um cantinho nas areias para a virada do ano. O repórter Edmilson Ávila conversou com algumas pessoas e elas disseram que querem ficar em um bom lugar para ver a queima de fogos.

A movimentação em Copacabana começou bem cedo. Para uma família de Nova Iguaçu, a festa da virada começou de madrugada. Nem a cachorrinha ficou em casa. “Nós saímos de casa às 4h30. Todo ano a gente vem para cá”, diz a vendedora Fabiane Ribeiro.

Estabelecida em barracas, uma outra turma veio do Sul. “Nós chegamos ontem e acampamos aqui. Pretendemos ficar para a virada e ir embora amanhã”, conta o técnico Sadi Toronto.

O que você acha de acompanhar a queima de fogos em uma rede confortavelmente instalada na Avenida Atlântica em Copacabana? Tem gente vai. “Para descansar, eu trouxe a rede”, revela uma jovem.

Nada como ver o mar e acompanhar a queima de fogos pela primeira vez. O funcionário público Gilmar de Souza é mineiro e veio de Barbacena. “É a primeira vez que eu vejo. Espero voltar mais vezes. Vou curtir os fogos tudo junto”, afirma.

Dois milhões de pessoas devem acompanhar a queima de fogos em Copacabana. Algumas vão ter uma vista privilegiada. Em uma cobertura, muitos amigos vão aproveitar.

“De repente, a minha filha liga e fala: ‘estou indo’. Então, quando ela vem, vêm as amigas. Elas começam a ligar. São os amigos que vêem a luz acesa e vêm para parabenizar. Aí, acontece a festa”, conta a artista plástica Mazeredo.

A pista junto à praia da Avenida Atlântica foi interditada às 7h, e quem esqueceu o carro vai ter uma surpresa nada agravável.

O palco já está pronto, e a programação começa às 18h. A segurança será feita por 1,7 mil PMs na orla, que vão acompanhar toda a movimentação por 16 câmaras.

As oito balsas de fogos com 24 toneladas de fogos já estão prontas no estaleiro, na Ilha do Fundão. Vão sair às 13h para Copacabana. Elas vão ficar a 450 metros da faixa de areia e vão ser 20 minutos de queima de fogos de artifício.


:: Confira as recomendações para a festa em Copacabana ::

O repórter Edmilson Ávila conversou com Bruno Mattos, da Riotur.

RJTV – O Salgueiro já terminou a passagem de som.

Bruno Mattos – Essa foi a última passagem de som. As balsas já estão a caminho para serem posicionadas na orla de Copacabana, onde nós vamos ver hoje o maior show pirotécnico de todos os tempos aqui. A estrutura está toda pronta. Ontem, foram feitos os últimos testes de iluminação e sonorização. Com certeza, vamos realizar um réveillon inesquecível.

Tem sempre uma grande preocupação com a segurança e com o atendimento médico. O que foi programado para isso?

As pessoas podem vir para Copacabana tranqüilas. A prefeitura o Rio, em parceira com órgãos, públicos preparou, na área da segurança, 24 torres de observação da Polícia Militar. São mais de 2,3 mil homens só na orla da praia de Copacabana, monitoramento com 16 câmaras em toda orla. Vai ter uma sede de observação no 19º Batalhão de Copacabana. Damos toda estrutura na parte da saúde também. Serão três postos médicos, 24 ambulâncias com UTI, para o caso de alguma remoção. Então, as pessoas podem vir e curtir a maior festa do mundo que é o nosso réveillon.

Qual é a principal para as pessoas que vêm festejar?

A recomendação é que as pessoas que venham com criança que façam alguma identificação para facilitar. Não tragam fogos de artifício. Nós vamos ter uma queima belíssima, zelando pelo próximo. Evite jogar material de vidro. Vamos ter muitos containeres espalhados pela orla. Coloquem os vidros lá, para evitar acidentes. Principalmente, venha de transporte coletivo. Não temos vagas para todo mundo. São cerca de dois milhões de pessoas aqui. Vamos torcer para essa nova fase do Rio 2016 que vai ser fundamental para a nossa cidade.

Fonte: RJTV 1ª Edição [31.12.08]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.