| 2024 | 2023 |
Pão de Açúcar: o cartão-postal do Rio de Janeiro
Compartilhar

Uma jornada pela história, cultura e beleza natural

A história do Pão de Açúcar remonta ao início do século XVII, quando os portugueses chegaram à região. No entanto, sua forma atual foi esculpida por milhões de anos de atividade geológica. A montanha é uma das muitas esculturas naturais de granito que pontuam a paisagem do Rio de Janeiro, e é um testemunho silencioso das forças impressionantes da natureza.

Pao de Acucar foto 2

Uma das orignes do nome morro, atrativo turístico no Rio de Janeiro, é ligada a lingua Tupi: “Pau-nh-açuquã” - significa “morro alto e pontudo”. Teria sido batizado pelos índios da Bahia de Guanabara, primeiros habitantes da região. Outra versão, segundo alguns historiadores, seria o nome dado pelos portugueses, no auge do cultivo de cana de açúcar no Brasil, onde após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica para transportá-lo para a Europa.

A verdadeira beleza do Pão de Açúcar reside em sua arquitetura natural. As paredes de granito se elevam mais de 390 metros acima do nível do mar, criando uma vista panorâmica espetacular de 360 graus da cidade, do mar e das montanhas circundantes. É um local que parece ter sido projetado para impressionar e encantar os visitantes.

Pao de Acucar foto 3

Em 1815, as terras foram leiloadas e arrematadas pela família do padre José Rodrigues Delgado, que deu grande impulso ao desenvolvimento do povoado.

O projeto inicial para o Bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, remonta ao início do século XX. A construção do teleférico foi uma ideia do engenheiro Augusto Ferreira Ramos, que propôs a instalação de um meio de transporte para facilitar o acesso ao topo do morro do Pão de Açúcar, proporcionando uma vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro e da Baía de Guanabara.

O projeto original foi desenvolvido em 1908 e envolveu a instalação de um sistema de teleférico com cabines suspensas que percorriam o trajeto entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar. Para construir o teleférico, foram necessário mais de 400 operários-escaladores, cada um subindo com algumas peças para os topos dos morros da Urca e do Pão de Açúcar para que fossem montadas. Um guincho auxiliou na subida dos cabos de aço. Até hoje é possível ver os pinos que foram colocados por estes escaladores na rocha na subida pelo Costão do Pão de Açúcar. Os bondinhos de madeira, com capacidade para 22 pessoas, foram importados da Alemanha. As obras começaram em 1910, mas enfrentaram desafios técnicos e financeiros significativos.

Pao de Acucar foto 4

Finalmente, em 1912, o teleférico do Pão de Açúcar foi inaugurado e se tornou o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro no mundo. Desde então, tornou-se uma atração turística icônica da cidade do Rio de Janeiro, proporcionando aos visitantes uma das vistas mais espetaculares da cidade. O Pão de Açúcar se tornaria a partir daí um dos primeiros destinos de teleférico do mundo.

Pao de Acucar foto 5

O teleférico passou por várias modernizações ao longo dos anos para garantir sua segurança e eficiência, mas a ideia inicial de Augusto Ferreira Ramos de proporcionar acesso ao topo do Pão de Açúcar com um sistema de teleférico permaneceu intacta e continua a encantar turistas de todo o mundo.

Em outubro de 1972, uma segunda linha, paralela, foi inaugurada, e os cabos de aços e os bondinhos foram trocados. As novas cabines importadas da Itália tinham capacidade para 75 passageiros. Com mais espaço e dois bondes em funcionamento, o fluxo aumentou de 115 para 1360 passageiros por hora. Posteriormente, a capacidade foi reduzida para 65 por questões de conforto.

eBook

Pao de Acucar foto 6

Pao de Acucar foto 7

O bondinho foi cenário do filme "007 Contra o Foguete da Morte", de 1979, no qual o agente secreto britânico James Bond (interpretado pelo ator Roger Moore) derrota seu inimigo Dentes de Aço, interpretado por Richard Kiel. Ainda em 1979, o equilibrista Steven McPeak caminhou sobre o cabo de aço, no trecho mais alto do percurso do bondinho.

O sistema de teleférico é composto por cabines suspensas por cabos de aço. Os teleféricos geralmente funcionam com motores elétricos que puxam as cabines ao longo dos cabos que conectam as estações base e intermediárias até o topo da montanha. As cabines são projetadas para proporcionar vistas panorâmicas espetaculares da cidade e da Baía de Guanabara durante a subida.

Pao de Acucar foto 8

A capacidade atual é de 65 passageiros por viagem. Como o trajeto de cada linha é realizado em aproximadamente 3 minutos, a capacidade do teleférico é de 1200 passageiros por hora.

Nas décadas de 1980 e 1990, o Morro da Urca, que faz parte do complexo do Pão de Açúcar, tornou-se um dos lugares mais icônicos para shows e eventos culturais no Rio de Janeiro. Artistas nacionais e internacionais se apresentaram em um cenário único, com o horizonte carioca como pano de fundo. Esses shows se tornaram parte da história cultural da cidade e contribuíram para a reputação do Pão de Açúcar como um local de entretenimento excepcional.

Em 2012, foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

O que esperar durante o passeio

Pao de Acucar foto 9

Ao visitar o Pão de Açúcar, os turistas podem esperar uma experiência memorável. O passeio geralmente começa com um teleférico que leva os visitantes do nível do mar ao Morro da Urca. Lá, você encontrará restaurantes, lojas de souvenires e áreas de observação para apreciar as vistas deslumbrantes.

A aventura continua com um segundo teleférico, que leva os visitantes até o topo do Pão de Açúcar. Do cume, é possível contemplar algumas das vistas mais espetaculares da cidade, incluindo a Baía de Guanabara, a Praia de Copacabana e o Corcovado com a estátua do Cristo Redentor.

A localização do Pão de Açúcar, cercado pelas águas Oceano Atlântico e envolto pelo exuberante verde das montanhas, o torna um local verdadeiramente especial. O pôr do sol sobre o Pão de Açúcar é uma visão que muitos consideram mágica, e a vista noturna da cidade iluminada é igualmente impressionante.

O Parque Bondinho® possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, com elevadores, plano inclinado e rampas de acesso, e é adequado a todas as idades.

Horários de Visitação

O Pão de Açúcar está aberto para visitação durante todo o ano. Os horários de funcionamento podem variar de acordo com a temporada, mas geralmente os teleféricos operam das 8h às 20h, com horários estendidos durante o verão. É recomendável verificar os horários atualizados antes de planejar sua visita. Acesse o site oficial do Bondinho

Pao de Acucar foto 10