Autor: ALMEIDA, Manuel Antonio de
Editora: CIDADE VIVA
Edição: 1ª edição 2010
ISBN: 8563437011
Marcadores:
Rio de Janeiro
Literatura Brasileira
SINOPSE
Considerado um dos 100 livros mais importantes da literatura brasileira, Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, é o segundo título em versão bilíngüe a ser lançado pela coleção River of January – O Rio de Janeiro visto por seus escritores. Com tradução de Mark Carlyon e ilustrações de Luiz Áquila, Memórias de um Sargento de Milícias – Memoirs of a Militia Sergeant, será lançado dia 14 de setembro, terça-feira, às 18h30, na Academia Brasileira de Letras.
Concebida pelo Instituto Light, em parceria com o Instituto Cultural Cidade Viva, a coleção tem como características principais a de explorar a experiência carioca em épocas variadas através da literatura produzida na cidade, além da publicação de clássicos em versão bilíngüe – textos em português e inglês são apresentados lado a lado. “O grande diferencial de River of January em relação a outras publicações bilingues está no ineditismo de o português ser o idioma-base da tradução”, observa o idealizador da coleção, Mozart Vitor Serra, consultor do Instituto Light.
Ademais, todos os títulos são ilustrados por nomes que além de serem referência nas artes plásticas do Rio de Janeiro, são capazes de dialogar de maneira original com o texto. A série vai permitir ainda que o leitor conheça um pouco mais do Rio antigo, as transformações, os costumes da população narradas em obras de famosos escritores cariocas ou que tiveram uma importante vivência no Rio de Janeiro. O presidente da Light, Jerson Kelman, destaca a importância de alavancar esta coleção. “A missão da empresa também é valorizar a história do Rio de Janeiro, contribuir para que a memória da cidade no início do século seja preservada e, ao mesmo tempo, incentivar a leitura, enaltecer e fazer com que o leitor perceba ainda mais o valor de textos tão representativos na literatura brasileira”.
Memórias de um Sargento de Milícias foi escrito por Manuel Antônio de Almeida entre 1852 e 1853, em forma de folhetins semanais, publicados no suplemento Pacotilha, do Correio Mercantil. Só mais tarde foram agrupados no livro, cujo título é um dos mais lidos e festejados da literatura brasileira. O autor, que nasceu no Rio, filho de imigrantes portugueses, viveu de 1831 a 1861. Era médico e funcionário público. Escreveu pouco, nada que tivesse merecido atenção do público ou da crítica, salvo esta que foi sua principal obra.
River of January - O primeiro título publicado, em maio deste ano, foi
A Alma Encantadora das Ruas – The Enchanting Soul of the Streets, de João do Rio. O próximo será Casa Velha, de Machado de Assis. A coleção contará com 10 títulos, a serem publicados ao longo de quatro anos. “Além do caráter utilitário, de facilitar o aprendizado das duas línguas, também damos ênfase à boa literatura, com tratamento de livro de arte, a preços bem acessíveis”, resume Fernando Portella, presidente do ICCV.
O mercado acadêmico do Brasil e do exterior está sendo um dos maiores consumidores da coleção. Parte da tiragem inicial de 3 mil exemplares está sendo vendida em livrarias de universidades do exterior onde é ensinada literatura brasileira. E já está marcado para fevereiro de 2011 o lançamento dos três primeiros volumes da coleção na Brown University, em Providence, nos Estados Unidos.
“Na última década, uma soma de tendências e ações – a estabilidade da política econômica brasileira, a crescente extração de petróleo, os consideráveis investimentos industriais, o encaminhamento da solução de algumas questões sociais e a presença futura de grandes eventos internacionais permite imaginar que este é um momento de virada do Rio de Janeiro”, diz José Luiz Alquéres, organizador da coleção. “Esta coleção é, portanto, uma homenagem à cidade, quando de um alinhamento de forças pró-Rio que não se via há mais de meio século”, completa.