FotoRio2013 - Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Abertura: 12 de agosto de 2013
Encerramento: 22 de setembro de 2013
(based on a true story)
David A. Harvey
O renomado fotógrafo americano David Alan Harvey (Magnum Photos e National Geographic e editor da Burn Magazine) vai apresentar fotos do livro homônimo, após dois intensos anos trabalhando no Rio de Janeiro para edição especial da National Geographic sobre a cidade (edição de Outubro 2012 distribuída em 22 países). Uma foto novela por meio de design criativo e interativo, colidindo ficção e realidade da cidade do Rio de Janeiro.
Cultivar o Jardim
Ana Rodrigues
As sombras despertam através de seu escuro o arquivo imaginário de cada um. Abrindo a porta da imaginação para a criação dos jardins próprios. A ausência de cor é o espaço para todas as cores.
Desejos Transitórios
Rogerio Faissal
A ideia foi mostrar o "poder e a sensualidade" da mulher brasileira, tendo como cenário a cidade do Rio de Janeiro, uma das cidades mais sensuais do mundo. Também de uma forma bem humorada e até mesmo naif o homem aqui é visto como um ser dominado e subjugado pelo universo feminino. A fotografia que mostra a Rocinha ao fundo foi publicada em página dupla na revista francesa Photo Especial sobre o Brasil, dando destaque ao trabalho publicitário desenvolvido aqui.
Garagem Hermética
Bruno Veiga
“Fotografar, para mim, sempre esteve relacionado com andar, buscar, encontrar e fotografar. Como se eu fosse um encontrador de coisas. Garagem Hermética trata disto; algumas coisas estranhas que encontrei por aí. A realidade como matéria-prima”.
(sub) Urbanos
Daniela Dacorso
(sub) Urbanos pretende mostrar um pouco dessa estética da periferia no Rio de Janeiro, retratando soluções urbanísticas e decorativas inusitadas, assim como customizações da própria aparência.
O ar que me falta
Guillermo Giansanti
“A tinta da melancolia derrama-se nas fotografias de Guillermo Giansanti. Estas imagens formam um pequeno fragmento de um exaustivo trabalho que começou quando o fotógrafo conheceu uma índia chamada Tapixi. São imagens feitas da tribo Guajajara, nas aldeias Bananal no Maranhão, terra de Tapixi e sua família, que Guillermo fez questão de conhecer. Com ele, trouxe a poesia e a dor de índios que convivem com o antigo sentimento de um desterrado em sua própria terra. Imagens que carregam um sufocamento, uma busca de algo desorientado, que no caminho para água encontra um respiro – um tempo suspenso entre a alegria e a tristeza”. Edu Monteiro
Sonda Espacial
Vicente de Mello
Um bólide navegando no espaço, rumo a Terra. Passa a exosfera, rompe a termosfera, atravessa a mesosfera, alcança a estratosfera, entra na troposfera e aterrissa na superfície terrestre. Sonda Espacial, de Vicente de Mello, políptico de 11 fotos, realizadas com uma câmera digital de bolso, acompanha um reflexo na tela de uma TV ligada.
Local:
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68
Centro
(21) 2242-1012
Funcionamento:
De 2ª a sábado das 12h às 18h (exceto feriados)
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68
Centro
(21) 2242-1012
Funcionamento:
De 2ª a sábado das 12h às 18h (exceto feriados)
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.