Nova Cultura Contemporânea [Parque Lage]
Abertura: 21 de março de 2011
Encerramento: 30 de abril de 2011
Luz, cor, imagem, texturas e design serão matéria-prima para a esfuziante proposta criativa da mostra ®Nova Cultura Contemporânea, que chega ao Rio para ocupar, com arte em progresso, multidimensional e colaborativa, dois espaços vinculados à Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro: a Casa França-Brasil e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
A ®Nova Cultura Contemporânea (www.rojo-nova.com) é uma grande obra em construção ao vivo, que combina arte visual, experimentalismo, técnicas contemporâneas, recursos tecnológicos e arrebatamento. A ideia partiu do coletivo Rojo®, fundado há dez anos, em Barcelona, por David Quiles Guilló – diretor e curador da mostra, cuja primeira edição, em 2010, passou por São Paulo e Los Angeles.
Serão seis semanas de intensa atividade criativa: os artistas vão se revezar em grupos em torno de dez para criar obras colaborativas, nas duas instituições. O processo de criação, que acontece ao longo de cada semana, poderá ser acompanhado passo a passo pelo público, que terá também a oportunidade de conferir os resultados nos finais de semana.
Veja mais sobre a exposição que acontece na Casa França-Brasil, clique aqui.
No Parque Lage, o foco são as instalações e o ciclo de palestras com os artistas franqueado ao público. O ponto alto será aos domingos, com mostra das instalações realizadas durante a semana e performances nos jardins.
Os artistas que participam da ®Nova Cultura Contemporânea são profissionais aclamados na cena mundial da nova arte contemporânea, como Miltos Manetas, Hildur Gudnadottir, Rafael Rozendaal, Lucy McRae, Mulheres Barbadas, Quayola, Mark Jenkins, Heleno Bernardi, Michael Vorfeld, Eltono, Optical Machines, Zimoun e muitos outros.
Mas a mostra vai muito além de si mesma: um longa ficcional será produzido ao vivo durante todo o período de criação, protagonizado por artistas, obras, público, espaços e pela cidade do Rio de Janeiro, vista sob a ótica da criação coletiva. Esse longa será distribuído comercialmente e participará inclusive de festivais internacionais. Para essa produção, a ®Nova Cultura Contemporânea conta com a parceria da Bossa Nova Films.
Sobre a ROJO®
Com a ideia inicial de oferecer um espaço para jovens artistas divulgarem seus trabalhos, mas sem as imposições conhecidas pelo mercado, David Quiles Guilló fundou a ROJO® em 2001, em Barcelona. Dez anos depois, a ROJO® é uma das organizações culturais mais ativas do panorama artístico mundial, com bases em São Paulo, Milão e Barcelona.
(www.rojo-magazine.com)
Sobre a Art Unlimited
A Art Unlimited atua desde 1995 no mundo cultural, sob o comando de Tania Mills e Pieter Tjabbes. Organizou grande exposições nacionais e internacionais, dentre as quais as premiadas “Vertigem!”, de OSGEMEOS (2009); “Kurt Schwitters – O artista Merz” (2007); “Henry Moore – Uma retrospectiva” (2005) e “O mundo mágico de Escher” (2011).
Local:
Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
(21) 3257-1800
Funcionamento:
de 3ª a 5ª feira, das 12h às 20h
6ª feira, sábado, domingo e feriado, das 10h às 17h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
(21) 3257-1800
Funcionamento:
de 3ª a 5ª feira, das 12h às 20h
6ª feira, sábado, domingo e feriado, das 10h às 17h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.