Rigor e sensualidade [Abelardo Zaluar]
Abertura: 7 de dezembro de 2010
Encerramento: 30 de janeiro de 2011
A mostra, sob a curadoria de Denise Mattar, apresenta 35 obras – pertencentes à coleção de Anna Maria e José Paulo Gandra Martins – que marcaram a carreira do artista, um dos mais expressivos do abstracionismo geométrico.
“A exposição Rigor e Sensualidade, sem ter a pretensão de ser uma retrospectiva, mostra as diferentes fases do artista, desde seu início figurativo, nos anos 1950, até seus últimos trabalhos. Na mostra, fica clara a qualidade da obra de Zaluar que conseguia reunir em seu trabalho a intuição e a razão.
Dono de um apuro técnico excepcional o artista realizou uma obra sutil e reflexiva, na qual trata especialmente das questões da forma, da cor e do equilíbrio. Abelardo Zaluar foi professor de desenho na ENBA de 1950 a 1968, quando foi obrigado a deixar o cargo pela ditadura militar. Continuou a dar aulas em seu atelier e formou toda uma geração de artistas. Reintegrado à escola depois da anistia Zaluar voltou a ensinar e hoje é considerado um dos mais importantes professores de arte que o Brasil já teve”, explica a curadora Denise Mattar.
A exposição faz um percurso desde as obras do início da carreira do artista, mostrando seu caminho da figuração à abstração geométrica, parte mais conhecida de seu trabalho, e com a qual ele se consagrou. A mostra procura desvendar as nuances do artista que abraçou o abstracionismo geométrico de forma tão particular e produziu uma obra inteiramente pessoal. Uma das singularidades do trabalho de Abelardo Zaluar (1924-1987) foi a incorporação das linhas do barroco mineiro à pintura geométrica, produzindo uma obra na qual o rigor se alia à emoção. Também será apresentada uma cronologia ilustrada e os vídeos “Zaluar - Vida e Obra”, de Frederico Morais, de 1975 e “Linha e Cor”, de Sérgio Ricardo, de 1984.
Abelardo Zaluar nasceu em Niterói (RJ) em 1924. Desenhou e pintou durante toda sua vida, realizou exposições no Brasil e em diversos países. Falecido em 1987 num acidente de carro, foi sócio-fundador e diretor técnico da Escolinha de Arte do Brasil (RJ) e professor da Escola Nacional de Belas Artes, além de formar toda uma geração de artistas cariocas e fluminenses. Sua obra figura em acervos de diversas instituições como o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (MNBA-RJ), Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo e Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói e Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).
Na coleção da Caixa Econômica Federal, está a obra “Inconfidência” de 1982 (óleo sobre tela, 138,5cm x 119cm), o trabalho, que foi criado para ilustrar os bilhetes da loteria federal do dia 24 de abril de 1982, estiliza o triângulo, símbolo da Inconfidência Mineira e seus dizeres libertários.
Em uma entrevista a Frederico Morais, o artista explicava suas escolhas pictóricas: “Trata-se não simplesmente da reconstituição documentária da histórica bandeira, mas sua interpretação em termos de ritmos geométricos e harmonias cromáticas que caracterizam o meu trabalho atual, sem prejuízo do conteúdo simbólico e alusivo dos mesmos. Procurei tornar o bilhete uma realidade visual, na criação das referências ao tema, ora muito diretas como a presença do triângulo verde e seus dizeres, ora indiretas e formais, criando ecos dessa figura geométrica nas variações das áreas e linearismo adotados”. O artista desenhou ainda os bilhetes para a extração do dia 26 de junho de 1982.
Local:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]
Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]
Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080
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De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.