FILE RIO 2010
rioecultura : EXPO FILE RIO 2010 : Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
Compartilhar
Abertura: 26 de outubro de 2010
Encerramento: 7 de novembro de 2010

O Oi Futuro apresenta o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica “FILE RIO 2010 – Perspectivas da Arte Digital”, de 26 de outubro a 07 de novembro de 2010. Em sua 5ª edição, o FILE, uma iniciativa brasileira conectada à rede das importantes produções mundiais do gênero, trará projetos inéditos de arte digital, instalações interativas, debates e workshops, com o objetivo de promover e estimular as expressões estéticas produzidas no cenário da cultura eletrônica e digital.

Um dos projetos inéditos apresentados pelo festival é 1 bit Symphony, do americano Tristan Perich, que apresenta a música digital minimalista utilizando a menor representação digital possível do áudio. O FILE mostra também a obra feelMe, de Ricardo Barreto, Maria Hsu & AMUDI, que pela primeira vez transmite a sensação tátil à distância. A 5ª edição do festival também trará 3 obras de artistas brasileiros premiados no FilePrixLux, prêmio internacional destinado a profissionais na área das linguagens eletrônicas e digitais: Reler, de Raquel Kogan, Breathing, de Guto Nóbrega e Marvim Gainsbug, de Jeraman & Filipe Calegario.

Participam desta 5ª edição do FILE RIO 2010 - Perspectivas da Arte Digital, trabalhos nas áreas de arte interativa, objetos robóticos, instalações sonoras, objetos sonoros, mesas multitoques, projetos para tecnologia móvel, animações computadorizadas, e ainda o FILE Maquinema, um conjunto de filmes construídos, não na realidade em que vivemos, mas em realidades virtuais como as de jogos digitais e de mundos que se encontram na rede.

O FILE, maior evento do gênero no Brasil e na América Latina, há onze anos insere o país no contexto mundial da arte e tecnologia. Trata-se de uma compilação de produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais, além ser um indicador da pluralidade desta linguagem no mundo contemporâneo. Os trabalhos participantes do FILE RIO 2010 são resultado de uma intensa pesquisa e seleção que trouxe à tona uma grande variedade de produções nacionais e internacionais.

INSTALAÇÕES INTERATIVAS
--------------------------------------------------------------

Destaques:
--------------------------------------------------------------
Tristan Perich - 1 bit Symphony - Estados Unidos
1 bit Symphony é um circuito eletrônico montado dentro de uma caixa de CD com um fone de ouvido do lado. O dispositivo toca música eletrônica 1-bit low-fi (baixa fidelidade) – a menor representação digital possível do áudio.

--------------------------------------------------------------
Raquel Kogan – Reler - Brasil (mensão honrosa na categoria Sonoridade eletrônica do FilePrixLux)
Reler consiste em uma prateleira de madeira com 50 livros, semelhante a uma biblioteca. Ao abrir um livro, o interator tem seu rosto iluminado por um led, ao mesmo tempo que um sistema embutido de gravação de áudio com circuito integrado dispara o som pré-gravado de voz com um trecho selecionado de um livro, com no máximo quatro minutos. Vários livros podem ser abertos por usuários diferentes ao mesmo tempo, todos os livros abertos são ouvidos em um som panorânico na sala.

--------------------------------------------------------------
Guto Nóbrega – Breathing – Brasil (mensão honrosa na categoria Linguagem digital do FilePrixLux)
Breathing trata-se de uma criatura híbrida com base na comunicação entre um organismo natural (planta) e um sistema artificial. Na base deste sistema encontra-se uma planta Jibóia (Epipremnum pinnatum) cujos sinais eletrofisiológicos são monitorados por um dispositivo analógico-digital de maneira a controlar uma interface robótica composta de estrutura mecânica, fibra ótica e leds (light-emitting diodes).

--------------------------------------------------------------
Jeraman & Filipe Calegario – Marvim Gainsbug - Brasil (mensão honrosa na categoria Linguagem digital do FilePrixLux)
Marvim Gainsbug é um software que atua baseado no Twitter, programado com o objetivo de compor e executar canções, com letra e música, em tempo-real.

--------------------------------------------------------------
Ricardo Barreto, Maria Hsu & AMUDI – feelMe – Brasil
feelMe é uma obra que pela primeira vez transmite à distância a sensação tátil. O trabalho provoca a exploração do sentido do tato ao promover a interação entre duas pessoas, mediada pela máquina.

A obra é constituída de duas superfícies ou "camas": a primeira (unidade de transmissão tátil), na qual um dos participantes, deitado, imprime marcas a sua superfície ao pressioná-la com o peso e movimento das diversas partes de seu corpo; estas impressões serão capturadas e transmitidas ao outro participante, que se deita na segunda "cama" (unidade de recepção tátil) e que as recebe simultaneamente nas mesmas posições e em intensidades proporcionais, só que em negativo, isto é, onde a superfície na primeira se afunda, eleva-se na segunda, promovendo um toque.
--------------------------------------------------------------

FILE Maquinema

FILE Maquinema apresenta um conjunto de filmes construídos, não na realidade em que vivemos, mas em realidades virtuais como as de jogos digitais e de mundos que se encontram na rede. A palavra maquinema surge do encontro das palavras máquina e cinema. Maquinema é a produção cinematográfica, amadora e profissional, que se faz hoje no mundo virtual; pode ser pequena como um videoclipe ou tão grande como um longa-metragem.



FILE Symposium

O FILE Symposium acontece no Oi Futuro Flamengo, dia 26/10 das 17h30 às 21h, com o objetivo de criar um novo ponto de referência fora do eixo Europa/EUA, para discutir a cultura digital eletrônica em suas relações internacionais e ampliar o diálogo sobre a cultura digital em sua extensão interdisciplinar.

O FILE Symposium, um espaço para o debate sobre as novas mídias, terá mesas das quais participarão artistas, teóricos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de arte-tecnologia. O Symposium também é uma oportunidade para ver apresentações de artistas que estão mostrando trabalhos na exposição.

As inscrições são gratuitas com vagas limitadas e podem ser realizadas no site www.file.org.br.



FILE Workshop

HACKERSPACE Workshop: LaboCA - Laboratório de Computação e Arte (Brasil) e Jorge Crowe (Argentina)

Dia 26/10 das 14h às 17h e dia 27/10 das 14h às 19h no Oi Futuro em Ipanema / Oi KABUM!.

LaboCA é um projeto de laboratórios nômades com o objetivo de ensinar e pesquisar sobre o uso da ciência da computação para fins artísticos. Ao final de cada laboratório temos como resultado objetos de arte de natureza computacional, isto é, softwares e/ou hardwares, produzidos coletivamente junto com os participantes.



Sobre o FILE

Desde 2000 o FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica constitui uma plataforma interdisciplinar internacional para incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos na área das artes e das tecnologias. O FILE é uma organização cultural sem fins lucrativos que viabiliza uma reflexão sobre as principais questões do contexto eletrônico-digital contemporâneo mundial, sempre tendo em vista uma visão globalizada e transdisciplinar na complexidade política do universo cultural de nosso tempo.

Durante onze anos, o FILE colaborou, através de exposições e simpósios, com o desenvolvimento estético-tecnológico que as novas linguagens eletrônicas e digitais possibilitam às culturas contemporâneas, bem como posicionou o Brasil no contexto mundial dessas novas tendências.

Site oficial do evento: www.file.org.br



FILE - SYMPOSIUM
Local: Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Datas e horários: dia 26.10 das 17h30 às 21h.
Inscrições online gratuitas no site http://www.file.org.br
/filerio2010_inscpalestras/cadastro_port.php



FILE- WORKSHOP
Oi Futuro em Ipanema / Oi KABUM!
Rua Visconde de Pirajá, 54 - Ipanema
Data e horários: 26.10 das 14h às 17h e dia 27.10 das 14h às 19h
Inscrições online gratuitas no site http://www.file.org.br
/filerio2010_inscworkshop/cadastro_port.php
Informações: 3201-3010
Entrada franca
Local:
Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
Rua Dois de Dezembro, 63
Flamengo
(21) 3131-3060

Funcionamento:
De 3ª a domingo, das 11h às 20h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.