Memórias e Lugares [Bet Katona]
rioecultura : EXPO Memórias e Lugares [Bet Katona] : Galeria Anna Maria Niemeyer<br> [Matriz]
Compartilhar
Abertura: 17 de junho de 2010
Encerramento: 18 de julho de 2010

Cerca de dez pinturas fazem parte da mostra. Nas obras apresentadas nesta exposição, ela trabalha a tradicional técnica da tinta acrílica sobre tela e utiliza elementos da vida urbana para compor seus pensamentos. A artista mostra o cotidiano, nas paisagens, interiores e nas naturezas-mortas tornando a poesia em imagens.

Há sempre grandes planos de cor com poucas figuras, porém essenciais, que dão ao observador margem para participar desse imaginário, tocar em suas próprias memórias e afetos. A escolha do enquadramento é perfeito, pois há influências da fotografia e do cinema. As pinceladas são quase imperceptíveis, dando um aspecto próximo do design. Porém, para negar esse aspecto também, ela usa de pequenas armadilhas como erros de perspectiva e soluções de continuidade, brincando com a percepção e a lógica do espectador.

  Bet Katona  – como é conhecida – vem de Maria Erzsebet Katona, nome de origem húngaro, assim como ela. Nascida em Pécs, cidade do sul da Hungria. Tinha 8 anos quando veio para o Brasil. Manifestou interesse pela pintura já na adolescência, interrompendo esse projeto formando-se em medicina, mas na década de 90, a arte passou a ter um papel fundamental em sua vida. A partir daí, fez diversos cursos em diferentes locais e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, como "Desenho Modelo Vivo" (com Gianguido Bonfanti); Pintura I e Pintura II (com João Magalhães); "Gravura" (com João Atanásio e José Maria Dias da Cruz); "Atelier Livre de Pintura" (com Katie van Scherpenberg); "Processos Criativos" (com Charles Watson); entre outros.

  Bet, que já se apresentou em exposições coletivas e individuais, participou no ano passado da Coletiva (arte)3, na Galeria Anna Maria Niemeyer, com curadoria de João Magalhães. No final de julho, a artista participará de "Novíssimos", na Galeria de Arte Ibeu, em Copacabana. Muita arte para apresentar. E é assim que ela gosta. "Pinto porque gosto e me dá prazer", afirma.

  Possui obras que fazem parte das coleções de Gilberto Chateaubriand/MAM-RJ, de João Sattamini/MAC-Niterói e de José Wilker.
Local:
Galeria Anna Maria Niemeyer
[Matriz]

Rua Marques de São Vicente, 52/205 - Shopping da Gávea
Gávea
(21) 2239-9144

Funcionamento:
De 2ª feira a sábado, das 10h às 22h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.