K1 [coletiva]
rioecultura : EXPO K1 [coletiva] : Instituto Cultural Kreatori
Compartilhar
Abertura: 13 de maio de 2010
Encerramento: 11 de julho de 2010

A coletiva comemora 1 ano de existência do Kreatori – Coletivo de Arte, agora também Instituto Cultural. Para comemorar a data, vários artistas foram convidados em várias áreas de atuação - são fotografias, pinturas, desenhos e mix mídias.

No dia da abrtura, o evento será pluralista e promete revolucionar a forma com que o Kreatori faz suas aberturas. Se apresentarão mais de 20 artistas, entre poetas, músicos, performers e artistas plásticos.

rioecultura : EXPO K1 [coletiva] : Kreatori Coletivo de Arte
Zeka Araujo | Fotografia - Sorvete na Ribeira, 2009 - Impressão Jato de Tinta no Papel Hahnemüehle

------------------------------------------------
OS ARTISTAS
------------------------------------------------

Artistas plásticos
- Ana Carolina Alves
- Angelika Berndt
- Bruno Girão
- Carlos Eboli
- Fabiano Cafure
- Fabio Scaglione
- Fernando Filho
- Isabelle Ribeiro
- Márcia Baldissara
- Marília Jaci
- Monica Baldissara
- Pablo Padilla
- Petite Poupée
- Rodrigo Fleck
- Rodrigo Pereira
- Tatiana Magioli
- Zeka Araújo

Performances
- “amôrte” – Flávia Arruda | Ronald Lima
- “Homenagem a Botero” – Fabíola Cerbella | Fabiano Cafure
- “Carmem Homem” – Reinaldo Dutra

Poesia
- Leila Oli
- Elllas e os Monstros | Clauky Boom, Sheyla de Castilho, Isa Blue e Lucky Leminski

Música
- Mazzeron é Rock
- Claudio Servah

rioecultura : EXPO K1 [coletiva] : Kreatori Coletivo de Arte
Fabiano Cafure | Fotografia - Homenagem a Botero, 2007 - Políptico

----------------------------------------------------------
Artistas com obras na coletiva
----------------------------------------------------------

Ana Carolina Alves Bessa 9Rio de Janeiro, 1985)
Formada em Desenho Industrial na PUC-RIO desde dezembro de 2007. Atua como designer gráfica e ilustradora. Trabalhou na Editora Vizoo como diagramadora, onde teve algumas de suas ilustrações publicadas - feitas a partir da combinação de monotipia, scanner e Photoshop. Desenvolve também projetos de arte educação - recentemente, trabalhou na ONG Sociedade Brasileira para Solidariedade, onde dava aulas de Fotografia e Linguagem Visual para crianças e jovens de comunidades carentes de Laranjeiras (anacarolalves.carbonmade.com).

Angelika Berndt
Cidadã internacional, Angelika já morou no Brasil, nos EUA, na Alemanha, na Bélgica e na Inglaterra e a sua arte hoje se manifesta como uma reflexão e projeção destas experiências culturais. Inspirada na sua infância pelas cores e formas da arte folclórica brasileira, a sua arte viveu a influência do computador e do desenho criativo, sua profissão de muitos anos, e da sua grande paixão pela fotografia. Depois de se aprofundar na arte terapia e estudar na SLADE em Londres, Angelika voltou ao papel e a tela usando carvão, pastéis ou tinta de óleo. A sua arte mais recente se desenvolve através de varias fases do desenho até a pintura usando uma técnica quase de escultura e se podia dizer que tanto os seus desenhos como suas pinturas são esculturas de duas dimensões.

Bruno de Castro Girão (Rio de Janeiro, 1977)
Formado em Propaganda e Marketing, e Fotografia na Universidade Estácio de Sá. Atua como fotógrafo, realizando trabalhos diversos como desenvolvimento de projetos pessoais, fotografia social e no campo da publicidade, com assistência em campanhas publicitárias. Desenvolve atualmente um trabalho na área do meio ambiente e da sustentabilidade com fotografia de natureza, tendo seu trabalho exposto na galeria Kreatori Coletivo de Arte com o trabalho “Por um Lugar pra Viver”, na Mostra “CRU” (Julho/2009) e "Entre a tinta o ponto e o pixel" (Janeiro/2010). Professor do “Curso Básico de Fotografia” que acontece regularmente no Kreatori – Coletivo de Arte (www.brunogirao.com).

Carlos Eboli (Petrópolis, 1988)
Formado em Fotografia. Atuando na área fotografando crianças e foco em especial para a natureza, tanto animal quanto botânica. Trabalhando em paralelo em uma revista virtual, LOLA!, "uma revista autêntica que não tem medo de dizer o que pensa". Parceiro fiel do Kreatori Coletivo de Arte onde já participou de dois coletivos, CRU e Entre a tinta, o ponto e o pixel.

Fabiano Cafure (Valença, 1979)
Artista plástico, empresário, formado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá; estudou Fotografia, Pintura e Desenho no Washington College Liberal Art School (EUA). Desde então, transita entre Brasil, EUA e Europa, estudando o ser humano; suas mais diversas expressões de arte e ligações com o mundo contemporâneo. No Brasil, estudou informalmente com Zeka Araújo, e na Fundação Eva Klabin com Fernando Cocchiarale e Anna Bella Geiger. Em 2007, inaugurou a Galeria e Centro Cultural Traces of Us - Fotografia de Arte em Easton, Maryland (EUA). Na Traces of Us, foi mentor de fotógrafos e artistas; estudou o ato de liderar e servir através da arte com Shar Mcbee, renomada escritora americana. Neste momento define sua arte através do pensamento APP (ART | PSYCHOLOGY | PHOTOGRAPHY). Este triângulo sustenta todo o seu processo criativo. Em 2008, dividiu seu tempo entre a galeria em Easton e a cidade de Nova York, que se tornou palco para sua pesquisa investigativa no campo das artes plásticas. Em 2009, retorna ao Rio de Janeiro e inaugura o Kreatori Coletivo de Arte juntamente com o administrador Thiago Fraga e o economista Felipe Dias, onde atua como artista plástico e curador de exposições individuais e coletivas, além de promover eventos culturais e sociais. Recentemente, idealizou e participou do lançamento da revista cultural online LOLA!, onde escreve, fotografa, faz parte do conselho editorial e trabalha na concepção visual.

Fabio Scaglione (Rio de Janeiro, 1975)
Atualmente trabalha como arquiteto no projeto da nova sede do C.E.O.E. (Centro de Educação e Orientação Espírita). Como cenógrafo realizou trabalhos para cinema (Cleópatra, de Júlio Bressane), dança ( Focus Cia. de Dança) e música (Silvia Machete). Autodidata em desenho e pintura realizou exposição individual no D´angelo Café (Tiradentes-MG) em 2003, e participou da coletiva “Paisagens do Rio” na Casa de Cultura da Estácio (Rio de Janeiro) em 2004. Em 2009, participou da coletiva “CRU” no Kreatori – Coletivo de Arte, e em 2010, realizou uma individual no Moviola Café e Livros em Laranjeiras. Nos próximos meses, realizará uma individual no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno em Niterói. Acredita que a Arte tem algo a ver com Beleza, Beleza a ver com Verdade, e que Verdade não é aquilo sobre o que se raciocina e compreende, mas algo que se sente e crê.

Fernando Filho (Rio de Janeiro)
Formado em Jornalismo, fez cursos de desenho, fotografia, vídeo e cinema. Trabalhou na produtora de áudio-visual Promeeting e no Estúdio do Cais com Aderi Costa. Atualmente, está fotografando no estúdio Platinum ao lado de Leonardo Vilela. Fez diversos trabalhos como assistente de fotografia e como fotógrafo na Europa e nos EUA. Buscando uma linguagem fotográfica própria, acredita que pintura, escultura, cinema e fotografia são as melhores fontes de referência para seu trabalho. Expôs seu trabalho na individual “Capturas” em maio de 2009 no Kreatori – Coletivo de Arte, e participou da coletiva “Entre a tinta, o ponto e o pixel” em janeiro de 2010 sob a curadoria de Fabiano Cafure.

Isabelle Ribeiro (São Paulo, 1985)
Reside atualmente em Orlando/FL, aonde concluiu o curso de Bacharelado em Artes pela Art B.A, University of Central Florida em 2008 e desde então, desenvolve sua carreira artística. Nos EUA já participou de individuais e coletivas pelo país. Expôs seu trabalho na individual “Bonecas: Além dos personagens” no Kreatori – Coletivo de Arte em Janeiro de 2010 sob a curadoria de Fabiano Cafure.

Márcia Baldissara (Rio de Janeiro)
Pós Graduação em Fotografia - Universidade Cândido Mendes, Artes Plásticas - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciatura em Artes -Bennett, Gravura - Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Inglês e Literaturas Inglesa e Americana - Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É ilustradora científica, artista plástica, e Professora de Artes da Rede Municipal do Rio de janeiro.

Marília Jaci
Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formada pela Escola de Belas Artes em Pintura e Licenciatura em Educação Artística em Artes Plásticas pela UFRJ. Especialização Lato Sensu em Teoria da Arte: Fundamentos e Práticas Artísticas na UERJ. Teve orientação com Ricardo Basbaum, Lia do Rio, Nelson Félix, Malu Fatorelli, Nelson Leirner e Iole de Freitas. Fez exposições individuais nos seguintes espaços: Usina Cultural em Nova Friburgo (2009), Galeria Wega Néri no Centro Cultural José Octávio Guizzo em Campo Grande - MS (2007), Centro de Artes Calouste Gulbenkian - RJ (2007), Centro Cultural da UERJ (2004) e Galeria de Arte da UNI-RIO (1999). Participou de exposições coletivas no Rio, Salvador, New York e Londres. Orientação, Assessoria e Curadoria em Artes Plásticas e Curadora do até...território de artistas. Professora da Oficina Salada Mista: da Colagem à Fotomontagem no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Artista vinculada a Galeria ÖKO, RJ.

Pablo Padilla (Rio de Janeiro)
Ator, (estudou teatro na casa de cultura Laura Alvin, participando do grupo de teatro Atores de Laura nos anos 90).  Nascido em novembro de 1974, é formado em desenho industrial pela Pontifícia Universidade Católica com habilitação em comunicação visual. Seus pai são argentinos onde, em 2006, estudou roteiro cinematográfico na Universidad del cine em Buenos Aires.  Trabalha com teatro, televisão e roteiros para cinema. Paralelamente a sua carreira de ator, desenvolve desenhos livres,  feitos à mão, em nanquim, sobre o papel. Será a primeira participação do artista em uma coletiva de arte, e em julho, expõe seus desenhos em uma individual no Kreatori – Coletivo de Arte.

Rodrigo Pereira (Rio de Janeiro)
Designer, trabalha com produção de arte, cenografia e design gráfico. Desenvolve um projeto de intervenções urbanas aplicados no mobiliário urbano, com a intenção de transformar o mobiliário cinza e de concreto em vida e muitas vezes chamar a atenção ao uso de materiais descartados. Além disso, procura tocar de alguma forma às pessoas em seu cotidiano, despertando inusitadas emoções e, com sorte, uma sensibilização em relação ao meio ambiente que os cerca. Utiliza materiais reaproveitáveis descartados, que coleta pela cidade, e sobras de outras produções e tintas diversas.

Zeka Araújo
Fotógrafo profissional por mais de quarenta anos. Trabalhou para os principais jornais e revistas do país: O Cruzeiro, O Globo, Placar, Jornal do Brasil. Correspondente no exterior, tendo Londres como base, por três anos. Foi editor de foto da revista Manchete. Curador de fotografia do MAM-Rio. Fundador do Núcleo de Fotografia da Funarte. Autor do livro ”Meu Querido Jardim Botânico Do Rio de Janeiro” com o maestro Tom Jobim e Diretor do curta “Muito Prazer Walter Firmo”. Expôs no Brasil: CCBB, OI FUTURO, SESC, Largo das Artes, entre outros. E No exterior em Londres, Paris, Toronto, entre outros.

rioecultura : EXPO K1 [coletiva] : Kreatori Coletivo de Arte
Bruno Girão | Fotografia - Rio de Janeiro, Candelária, 2009 - 60x40cm - Impressão Jato de Tinta no Papel Hahnemüehle

-----------------------------------------------------
Performances
-----------------------------------------------------

"Faz cinco bocas que não te beijo" é interligada por interpretações de poemas autorais e de autores contemporâneos, que tratam das relações afetivas e suas relações, reações e variações amorosas. Os textos interagem entre si, formando uma unidade coletiva que dá sentido, aos sentidos despertados pelo amor sentimental, desde perdas e ganhos, encontros e desencantos de um casal, até ao questionamento de um pentelho encravado no meio do lençol. Densa, sensual e bem humorada. Os quatro integrantes de Elllas & os Monstros, cada qual com sua personalidade e intensidade poética, desfiam este grande novelo sensorial que é o amor e revelam as causas e consequências através da palavra poetizada e performatizada regada a rimas.

"Amôrte" por Flávia Arruda e Ronald Lima
Classe: Performance
Roteiro, Direção e Interpretação: Ronald Lima
Atriz: Flávia Arruda
Duração: 5 minutos. 
O Espírito de Amôrte ronda todas as relações conjugais.
Encenamos o campo magnético de uma de suas aparições no período grego, no mito de Eros e Psique, onde encontramos o espírito que paira sobre a cabeça dos amantes, que estão em um lugar além da loucura. Vivos nas provas de amor.  A performance “Amôrte” antecede  a montagem da Peça “O Espírito de Amôrte” com estréia prevista para o mês de maio no Kreatori, onde o espírito passional faz mais uma de suas aparições, em um casal comum. Gênero: Drama, Terror e Policial.

"Homenagem a Botero" por Fabíola Cerbella (Direção: Fabiano Cafure)
Inspirado no grande pintor colombiano que deu força, através de sua pintura, a cultura do belo pelo belo, do povo pelo povo, e da vida cotidiana; realçando as "curvas" da vida, ao mesmo tempo que contemplando-as.
  A performance, além de ser uma extensão da obra que estará exposta na coletiva, é também um personagem inspirado nos detalhes visuais boterianos, onde a performer Fabíola Cerbella conta pequenos detalhes sobre a vida e obra de Botero.

"Carmem Homem" por Reinaldo Dutra
Performance Carmem Miranda

-----------------------------------------------------
Música
-----------------------------------------------------

Mazzeron É Rock
Atitude, Distorção e Belas Harmonias é o que você pode esperar do trio de rock Mazzeron. O Power Trio formado por Pedro “The Rock” (baixo), Mazzera (vocal e guitarra) e Rike Frainer (bateria), aposta num som definido pela intensidade com que suas músicas são tocadas.
Mazzeron já participou dos principais festivais de música no Brasil, e fez turnês pela América do Sul (Uruguai e Argentina), e Europa (Suiça e França). Destaque para o Festival Fête de la Musique, Teatro Saint Gervais, Auditório da Rádio Suísse Romande e Pubs como Bisteruk, Piment Rouge e Café Bizzare. Em 2006, concorreu a melhor Clip do Ano na Multishow TV, com a música “Quem Não Se Comunica...”. O Trio finalizou seu primeiro CD intitulado “Mais Forte Que Eu” em 2009 com o produtor musical Marcelo Sussekind, com lançamento previsto para o início de 2010.

Claudio Servah
Nascido em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, ainda criança Claudio Servah iniciou os estudos na música, logo se juntando a outros músicos e cantores de sua geração para desenvolver os primeiros trabalhos. Acompanhou diversos grupos e cantores como baixista e em 1998, decidiu mudar-se para Paris, França, onde estudou canto na escola IACP além de formar e se apresentar com o trio Bossa Boheme. De volta ao Brasil no ano de 2006 lançou seu primeiro trabalho como cantor, o CD Nascimento, onde o artista também estréia como compositor. Após uma temporada de 03 anos morando na Flórida, Estados Unidos, Claudio retorna ao seu país de origem, onde está se apresentando e trabalhando nas composições e arranjos do seu novo cd.

------------------------------------------------
Poesia
------------------------------------------------

Leila Oli
Como nos diz Adélia Prado: "Autobiografias das boas são excelentes ficções".
Por que não uma autobiografia de uma Sereia? As Sereias são criaturas mitológicas que cantam e encantam os incautos. O perigo é se apaixonar!Elas estão entre nós, é só saber ouvir seu canto...
Poemas de Adélia Prado por Leila Oli
Leila Oli é contadora de histórias, cantora, atriz e psicóloga.

Elllas e os Monstros
:: Clauky Boom, Sheyla de Castilho, Isa Blue e Lucky Leminski :: 
Quatro cabeças poéticas, sonoras e performáticas, que se uniram com o propósito de propagar a poesia do século XXI e celebrar a palavra escrita, falada, cantada e teatralizada. Todos os integrantes participam do circuito de poesia contemporânea carioca, embarcam em sua lúdica nave e embalam seus versos com gestos, olhares, caras e bocas. Regados a rimas, cada um com seu próprio estilo, querem mostrar que a poesia pode estar no dia a dia das pessoas, e pode ir muito além das prateleiras. Em suas performances, colocam a palavra em pé e abrem as portas para as mais diversas experimentações artísticas, tendo a poesia como fio condutor. Assim são Elllas & Os Monstros: poéticos, sonoros, performáticos e contemporâneos. Desde maio de 2009, o grupo vem se apresentando em saraus de poesia e lançamentos de livros com a performance: "Faz cinco bocas que eu não te beijo". Foram os organizadores da III Semana da Poesia Rio 2010, que neste ano homenageou Paulo Leminski e Cazuza. Em parceria com outros grandes ativistas da poesia na cidade, mobilizaram cerca de 10 saraus e eventos culturais em sete dias, celebrando a fusão das artes (música, teatro e poesia).

Apresentações: Abraço da Paz - Ladeira dos Tabajaras (Copacabana), Sarau CRIAR (Copacabana), Rio Artmosfera (Catete), POLEM – Poesia no Leme, Sarau Conecte (Lapa), Sarau Poesia Legal (Lapa), Espaço Multifoco (Lapa), Araka (00 – Gávea), MoLA – Mostra Livre de Artes (Circo Voador), A Cena da Cidade – IBAM (Botafogo), CEP 20.000/pensamento (Teatro Sérgio Porto), Sesc São João de Meriti (Revira João), Conversa Afinada de Ipanema (Ensaios- Academia Marginal de Letras), Posto 8 - Ipanema, Corujão da Barra (Livraria Nobel), Corujão da Poesia - Universo da Leitura (vigília poética no Leblon), Colégio Estadual Francisco Alves (Botafogo), Praia do Arpoador (Luarau Elllas & os Monstros), Arte em Andamento (Catete), Estação das Letras (Flamengo), Brechó de Salto Alto (Happy Hour Poético), Santa Poesia (Bondinho de Santa Teresa), Praça Cazuza (Dia Mundial da Poesia), Poesia no SESI-RJ (Centro).
Local:
Instituto Cultural Kreatori
Rua Alice, 209
Laranjeiras
(21) 3734-4326

Funcionamento:
de 2ª a 5ª feira, das 13h às 17h
6ª feira, das 20h30 às 1h30
sábados com agendamento

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.