Claudio Carpi – Almas Cinematográficas
rioecultura : EXPO Claudio Carpi – Almas Cinematográficas : Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ)
Compartilhar
Abertura: 16 de março de 2010
Encerramento: 2 de maio de 2010

O Museu de Arte Moderna do Rio Janeiro e Istituto Italiano di Cultura apresentam a exposição “Claudio Carpi – Almas Cinematográficas”, com 33 fotografias do fotógrafo italiano, que vive entre Paris, Los Angeles e Rio de Janeiro. Esta é a primeira exposição do fotógrafo, que trabalha para campanhas publicitárias de diversos filmes de sucesso como “Matrix Reloaded” [2003], “Na Companhia do Medo” [Gothika, 2003], “V de Vingança” [2006], e “Speed Racer” [2008].



Aproveitando o convívio privilegiado com astros como Sean Penn, Monica Bellucci, Antonio Banderas, Johnny Depp e George Clooney, Claudio Carpi desenvolveu um trabalho autoral, onde o público poderá apreciar seu olhar agudo e cristalino.

Para a exposição no MAM Rio de Janeiro, ele selecionou 33 obras originais, todas feitas em uma câmera Linhoff analógica, em placa de negativo no formato 4 x 5 polegadas [9 x 12cm].



As fotografias foram ampliadas em Paris, e impressas em papel de algodão, alemão, em formato especial, que varia de 40cm x 50cm a 2,80 metros. Dentre os retratados, estão alguns brasileiros, como Roberto Burle Marx, Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Maitê Proença, Ronaldo Fenômeno e Fernanda Lima. Dentre as 33 personalidades fotografadas que poderão ser vistas no MAM Rio estão ainda Marcello Mastroianni, Alberto Moravia, Vittorio Gassman, Ethan Hawke, Dita Von Teese, Nicole Kidman, Natalie Portman, Audrey Tautou, Laurence Fishburne, David Lynch e Ewan McGregor.

Filho de Fabio Carpi – também retratado na mostra –, escritor e diretor de cinema que trabalhou no começo dos anos 1950 na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Paulo, Claudio Carpi sempre esteve próximo do Brasil. Desde criança, Cláudio Carpi conviveu com monstros sagrados do cinema, na lendária Cinecittà.



Aos 16 anos, adquiriu sua primeira câmera, uma Nikkormat, com a qual começou a fotografar passeando pela cidade sem um objetivo definido. Em uma noite do verão de 1983, na Estação Termini, em Roma, vê Federico Fellini filmar “E la nave va”, com mais de mil e quinhentos figurantes, que deveriam encher completamente a estação como se fossem um rio de passageiros de partida. Esta experiência foi inconscientemente o início do seu percurso fotográfico. Foi então estudar em Paris, na Ecole Supérieur d´Art Graphique de Penninghen, e cinco anos depois passa a trabalhar como diretor artístico para Nina Ricci na Avenue Montaigne, graças à renomada fotógrafa Dominique Issermann.

A partir de então, tem fotografado os rostos das mais famosas personalidades do mundo cinematográfico, como Robert De Niro, Dennis Hopper, Josh Brolin, Paul Giamatti, Robert Downey Jr. e Keanu Reeves. Suas fotos têm sido publicadas nas mais importantes revistas internacionais, como Vanity Fair, Time, Entertainement Weekly, GQ, Issue One, Twill, dentre outras.

Local:
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ)
Av. Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo
(21) 2240 4944

Funcionamento:
Segundas, terças e quartas: FECHADO
Quintas, sextas e sábados: das 10h às 18h
Domingos:
- das 11h às 18h (público em geral)
- das 10h às 11h (horário exclusivo para visitação de pessoas com deficiência intelectual, pessoas autistas ou com algum tipo de hipersensibilidade a estímulos visuais ou sonoros)
Feriados (exceto aos domingos): das 10h às 18h

Ingresso:
Gratuito. É possível apoiar a realização de projetos do museu por meio de sua contribuição voluntária, sugerida na bilheteria ou na compra online, antecipada.
Programa Agente MAM Rio: ao contribuir com R$ 190,00, você se torna Agente MAM Rio por um ano inteiro, com entrada gratuita e facilitada em exposições, mostras de filmes, palestras, cursos e programas socioeducativos.

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.