Pinturas e Platibandas [Anna Mariani]
rioecultura : EXPO Pinturas e Platibandas [Anna Mariani] : Instituto Moreira Salles (IMS)
Compartilhar
Abertura: 28 de janeiro de 2010
Encerramento: 18 de abril de 2010



São 25 imagens de fachadas feitas pela fotógrafa em sete estados do Nordeste do Brasil: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Com curadoria do crítico de arte Rodrigo Naves, a mostra é uma seleção das mais de 2 mil fotos de platibandas que a fotógrafa fez na região entre os anos de 1976 e 1987.

As imagens que compõem a exposição foram mostradas pela primeira vez em 1987, na XIX Bienal Internacional de São Paulo. Depois disso correram o mundo – passaram pela França, Alemanha, Finlândia, entre outros países - e desde então praticamente não foram mais vistas no Brasil.



As fotografias de Anna Mariani apresentam as fachadas sempre em um ângulo frontal, sem a presença de pessoas e sem a interferência da paisagem. Essas casas, caprichosas e simples, falam também de um modo de vida singelo e consideravelmente auto-suficiente. Para Rodrigo Naves, a inexpressividade voluntária das imagens se refere a uma existência de pouca complexidade e de relações diretas entre os homens e deles com a natureza, com tudo que essa vida tem de harmonioso e, por outro lado, de limitador.

À sua maneira, Anna Mariani é uma retratista. A delicadeza de suas fotografias, obtida em boa medida graças a sua pouca intromissão, revela vestígios de tradições que a arte brasileira sempre buscou afirmar.

SOBRE ANNA MARIANI


Nascida no Rio de Janeiro, em 1935, estudou fotografia com Claude Kubrusly, Cristiano Mascaro e Maureen Bisilliat. A partir da década de 1970, viajou ao Recôncavo Baiano para documentar a paisagem, as manifestações culturais e o trabalho feminino em atividades tradicionais. Em 1987 publicou a primeira edição do livro Pinturas e Platibandas. Em 1992, publicou Paisagens, Impressões - O Semi-Árido Brasileiro, no qual reúne fotografias de paisagens nordestinas realizadas ao longo de três décadas, que registram a escassez de recursos e também a diversidade de formas da vegetação e das paisagens desses lugares.







Local:
Instituto Moreira Salles (IMS)
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea
(21) 3284-7400

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 13h às 20h

Ingresso:
Entrada e estacionamento gratuitos

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.