Parede [Coletiva]
Abertura: 13 de janeiro de 2010
Encerramento: 12 de fevereiro de 2010
Com curadoria de Pedro França, a exposição reúne cerca 20 obras, em variados formatos, técnicas e temas, de seis artistas plásticos: Daniel Lannes, Gláucia Leme, Ilana Braia, José Nasser, Mariana Mascarenhas e Suzanna Schlemm.
Suzanna Schlemm: apresenta três obras da série “Carpas”. Com pinturas em coleções particulares em todo o mundo, vem expondo o seu trabalho no Brasil e nos Estados Unidos. É formada em belas artes pela New York Studio School e diversos cursos paralelos na School of Visual Arts, NY Arstists League e Parsons School of Design. “Pintar carpas sempre vai ser um mergulho na paz, na beleza e no silêncio do mundo. Uma fuga da confusão humana em que estamos inseridos sem perceber, e da qual - por isso mesmo - é tão difícil escapar”.
José Nasser: com graduação em Pintura pela UFRJ, atualmente, o artista plástico mistura várias técnicas (monotipia, silk-screen e pintura), sobre tela, resultando num contexto sem narrativa definida e conservando o seu caráter eminentemente abstrato; pintura voltada sobre si mesma: fio condutor do conjunto da obra.
Gláucia Leme: utiliza o tricô como técnica. Escolhe as cores das linhas como se estivesse escolhendo tintas; As linhas são suas tintas, assim como as agulhas os seus pincéis. “Minha pintura, então, se libertou do chassi e, hoje, tricoto peças que, à medida que são fixadas nas telas, pendem com a ação da gravidade criando formas orgânicas”.
Mariana Mascarenhas: trabalha com linhos, bordados e “riscos” - desenhos que são utilizados para bordar - guardados por quase um século. “Minha intenção é criar um novo sentido para este material, um outro rumo, que não deixa de fazer parte de uma trajetória tão antiga”. Nas obras em tela, busca ultrapassá-la com o linho, dando a sensação de profundidade e volume, deixando-o ir além dos limites do suporte bidimensional. Nos trabalhos em papel, cria superfícies que acolhem um novo “arranjo” e conferem uma nova função aos antigos riscos de bordado.
Ilana Braia: a artista apresenta obras em acrílica e guache sobre tela. Nas pinturas sobre papel, o gesto e sua ação no espaço constituem-se como estratégias que a artista agrega um outro valor: o tempo. “O gesto casual se transforma no intencional e vice-versa, para criar um diálogo e um paradoxo entre o controle e a espontaneidade da forma”, afirma, ressaltando que ao optar por trabalhar com uma palheta reduzida, ela “concentra a expressividade dos trabalhos no jogo de forças, ativado pela distribuição das massas e pelos rastros do pincel”.
Daniel Lannes: Niteroiense, o artista é formado pela Escola de Belas Artes UFRJ, Escola de Artes Visuais do Parque Lage e State University of New York/ Fine Arts.
Local:
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.