Os sonhos de Grete Stern: fotomontagens
rioecultura : EXPO Os sonhos de Grete Stern: fotomontagens : Instituto Moreira Salles (IMS)
Compartilhar
Abertura: 15 de dezembro de 2009
Encerramento: 17 de janeiro de 2010

O Instituto Moreira Salles, em parceria com o Museu Lasar Segall, com curadoria de Jorge Schwartz, apresentam a mostra Os sonhos de Grete Stern: fotomontagens, que ficou em cartaz em São Paulo de abril a junho deste ano. É formada por 46 fotomontagens da fotógrafa alemã, que pela primeira vez tem a série Sonhos exposta no Brasil.

Com produção fotográfica muito diversificada, que oscila entre o retrato, o cenário urbano e cosmopolita de Buenos Aires, até fotografias etnográficas dos índios aborígines da região do Grande Chaco, no norte da Argentina, foram escolhidas para a exposição fotomontagens que nestes últimos anos deram a Grete Stern grande notoriedade.



Trata-se dos 148 sonhos publicados entre 1948 e 1952 na coluna semanal “El psicoanálisis le ayudará”, da revista feminina Idilio (Editorial Abril). Enquanto o professor Gino Germani (com o pseudônimo de Richard Rest) recebia cartas de leitoras relatando seus sonhos e publicava a interpretação de cada um deles, Grete Stern se encarregava de produzir a fotomontagem, espécie de análise artística e visual do sonho interpretado.

Desses trabalhos, sobreviveram apenas 46 negativos, que permitiram resgatar não apenas a psique feminina da sociedade argentina do final dos anos 1940, como a grandeza compositiva das fotomontagens, dentro da tradição das vanguardas históricas. Em artigo teórico sobre fotomontagem, Grete Stern reconhece uma tradição ancorada no surrealismo e na nova objetividade, e em nomes como John Heartfield e Kurt Schwitters, sem deixar de lado Man Ray, Magritte e André Breton.

O catálogo da exposição, Os sonhos de Grete Stern: fotomontagens, uma coedição do IMS com o Museu Lasar Segall e a Imprensa Oficial de São Paulo, apresenta a série completa: as 46 fotomontagens expostas no IMS, reproduzidas dos negativos, e mais 101 feitas a partir da reprodução da hoje rara revista Idilio.

O catálogo traz ainda estudos inéditos da historiadora de arte Annateresa Fabris, do psicanalista João Frayze, de Luis Priamo (especialista em Grete Stern e responsável pela recuperação da série completa das fotomontagens) e da escritora María Moreno. Também foi incluído um importante artigo teórico de Grete Stern sobre fotomontagem. Todos os textos são acompanhados por farta iconografia.

Os sonhos de Grete Stern: fotomontagens
180 pgs
ISBN: 9788570606969
28 x 28 cm
R$60

SOBRE GRETE STERN


Nascida em Wuppertal-Elberfeld, Grete Stern (1904-1999) fez parte das fileiras da Bauhaus e foi discípula de Walter Peterhans, responsável pelo primeiro curso de fotografia da instituição. Em Berlim, Grete associou-se a Ellen Auerbach, com quem fundou o estúdio de fotografia ringl + pit (apelidos de infância das duas fotógrafas), período em que elas produziram fotografias voltadas para a indústria e para o mercado, com uma linguagem moderna e experimental. Dessa fase da República de Weimar, sobrevivem grandes retratos, como o de Bertold Brecht. Foi na própria Bauhaus que ela conheceu o fotógrafo argentino Horacio Coppola, que se tornaria seu marido. Em 1933, eles são obrigados a fugir do nazismo para Londres e, posteriormente, para Buenos Aires, onde ela fixaria residência. Em 1935, convidados por Victoria Ocampo, diretora da revista Sur, Grete Stern e Coppola realizaram em Buenos Aires e na redação da antológica revista a primeira exposição de fotografia moderna na Argentina.
Local:
Instituto Moreira Salles (IMS)
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea
(21) 3284-7400

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 13h às 20h

Ingresso:
Entrada e estacionamento gratuitos

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.