Bandeira de Mello, Eu existo assim
Abertura: 26 de outubro de 2009
Encerramento: 17 de janeiro de 2010
A mostra reúne 65 obras, entre pinturas, desenhos, estudos e projetos, em uma cronologia ilustrada do artista, assim como a exibição de um filme produzido em parceria com a Sambacine, um depoimento do próprio artista sobre seus 80 anos de vida e sua obra.
Parte das peças selecionadas pelo artista é inédita, provenientes do seu acervo pessoal e foram restauradas especialmente para a mostra, trazendo novas e preciosas informações acerca de seu processo criativo e sua produção artística. A exposição apresenta obras de Bandeira de Mello reunidas a partir de coleções públicas e particulares.
Dono de um métier dos mais vigorosos, sua obra consagrou-se pela riqueza de detalhes, pela técnica rigorosa, pelo equilíbrio das cores e, sobretudo, pela sua extraordinária capacidade de trabalho, de forma humilde, incessante e infatigável. Menos conhecidos, mas de igual qualidade, são seus desenhos em grafite, seus nus femininos e aquarelas.
A partir da consultoria do próprio artista, que realizou a seleção das obras e concepção, a mostra apresenta um panorama de sua produção artística, aproveitando os dois murais/painéis instalados no mezanino da CAIXA Cultural RJ, cada um com 33 metros de largura e pintados em têmpera sobre madeira, retratando o cotidiano da vida, da relação do homem com a terra, a pesca, uma partida de futebol, o trabalho e o amor.
A exposição reúne diferentes temas recorrentes na obra do artista. São pinturas e desenhos em médio e grande formatos que retratam nus femininos, cenas do cotidiano, animais, pinturas religiosas, paisagens, o sertão, camponeses e retratos, além de estudos para a construção de afrescos e painéis, em especial o da CAIXA. As obras da exposição estarão montadas a partir da reunião de grupos temáticos de sua produção, como Camponeses, Religiosos, Retratos, etc.
Complementando a exposição serão realizadas, no dia 28.11, duas atividades: às 15 horas, os críticos Angela Ancora da Luz e Antonio José da Silveira debaterão sobre TÉCNICA E ESTÉTICA NA OBRA DE BANDEIRA DE MELLO, com participação aberta ao público. Em seguida, às 19 horas, junto ao lançamento do catálogo, na própria Galeria 2, o artista fará uma visita guiada à sua exposição.
A produção da mostra está a cargo de Anderson Eleotério e Izabel Ferreira e patrocínio da Caixa Econômica Federal. A cenografia de montagem da mostra, realizada por Guilherme Isnard, utilizará recursos de cor, som e iluminação para acentuar as características dos trabalhos num clima lúdico e intenso. A trilha sonora reunirá músicas de jazz e blues, selecionadas especialmente pelo artista, procurando remeter os visitantes ao clima do seu ateliê, quando está trabalhando.
SOBRE O ARTISTA
Nascido em 1929, o premiado artista é considerado um dos mestres da Pintura no Brasil e influencia até hoje uma geração de novos talentos. O artista, professor de grandes acadêmicos da literatura e das artes, é considerado um eterno mestre. Toda esta reverência e convivência com os mais jovens, entretanto, serviram para que ele a cada dia valorizasse o interior dos homens simples e excluídos da sociedade, e que dentro de seu contexto ambíguo merecem o mesmo respeito e dignidade dos intelectuais e poderosos. Levando em consideração sua produção artística, rica em referências pictóricas, a exposição pretende a preservação da memória artística, tanto quanto a garantia da formação de opinião consciente, tendo como objetivo geral a divulgação da arte e produção artística brasileira, bem como, o registro da associação entre a Caixa e a Arte Brasileira.
Programa Educativo: remairj01@caixa.gov.br
--------------------------------------
28.11 [sábado]
15h :: DEBATE
"Técnica e estética na obra de Bandeira de Mello", na Galeria 2 Com Angela Ancora da Luz e Antonio José da Silveira, com a presença do artista Bandeira de Mello Lançamento do catálogo
--------------------------------------
19h :: VISITA GUIADA COM O ARTISTA
Galeria 2
Local:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]
Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]
Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.