MESTRE VITALINO, a arte popular ganha o mundo
rioecultura : EXPO MESTRE VITALINO, a arte popular ganha o mundo : Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo
Compartilhar
Abertura: 3 de outubro de 2009
Encerramento: 15 de outubro de 2009

Museu Casa do Pontal inaugura exposição educativa sobre Mestre Vitalino, cujo centenário é celebrado este ano. Foi a partir das criações do Mestre pernambucano, que outros artistas foram revelados e surgiu no Alto do Moura, próximo a Caruaru, o mais importante núcleo de arte popular do país.

Com curadoria de Angela Mascelani, a exposição apresenta cerca de 60 obras originais do acervo do Museu Casa do Pontal, além de painéis de texto, biografias de artistas e fotografias.

A inauguração da mostra será no dia 3 de outubro, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos, em Santa Teresa. Neste dia, haverá muitas atrações para o público, a partir das 16h, com duelo de repentistas, apresentação do Duo Pinho Brasil de violão e viola e leitura dramatizada de cordel com o Grupo Novo de Teatro - O Cordel Urbano.

PROGRAMAÇÃO ATRAÇÕES DO VERNISSAGE

03.10 [sábado]
16h – DUELO DE REPENTES
17h - DUO PINHO
18h – APRESENTAÇÃO DE LEITURA DRAMATIZADA DE O CORDEL URBANO – “A chegada de lampião no inferno” e “A chegada de Valdick Soriano no céu” com O GRUPO NOVO DE TEATRO

DUO PINHO BRASIL
Fábio Neves (violão / viola brasileira)
Márcio Valongo (bateria)
participação de Ramon Araújo (violão) e Fabrício Eyler (violão)
O Duo Pinho Brasil busca, através da divulgação da música brasileira, retratar a peculiaridade cultural presente, tanto na música erudita quanto na popular. Para isso, o duo trabalha com os instrumentos que mais revelaram a brasilidade através dos tempos. Reconhecidos, por muitos pesquisadores, como os instrumentos harmônicos mais populares do Brasil o Violão e a Viola Brasileira são importantes contribuintes da formação da nossa música. O Duo Pinho Brasil se edifica nessa diversidade, utilizando a música brasileira para lapidar um projeto original em sua essência e por isso se apresentará nesta homenagem ao Mestre Vitalino, tocando Asa Branca de outro grande nordestino Luis Gonzaga com o maravilhoso arranjo de Ivan Vilela.

GRUPO NOVO DE TEATRO
Leitura dramatizada dos cordéis citados acima de autorias de José Pacheco e José Maria Rodrigues. Direção de José Maria Rodrigues.
Com a participação dos atores: José Maria Rodrigues, Gedivan de Albuquerque, Marjorie Guedes, Guidi Vieira, José Araújo, José Maria Rodrigues, Antônio Ysmael e Victor Flores.

PROJETO ESCOLA ARTE E EDUCAÇÃO

de 05 a 13.10
Visitas monitoradas pela exposição CENTENÁRIO DO MESTRE VITALINO

As visitas monitoradas promoverão o encontro da arte nordestina para os visitantes de Santa Teresa, mais do que isso, irá resgatar a cultura de grande parte de moradores das comunidades do bairro, egressos ou filhos de egressos do grande movimento migratório nordestino, nos anos 60 e 70.

É sempre relevante mostrar e difundir a importância da cultura pernambucana como promotora de trabalhos de grande qualidade e significância no contexto da arte popular brasileira.

Visitas monitoradas: 05, 06, 07, 12, 13 e 14/10/2009.
Escolas interessadas, inscrição pelo tel.: 2242 9741.
Local:
Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo
Rua Monte Alegre, 306
Santa Teresa
(21) 2242-9741

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 9h às 20h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.