Cartazes Cubanos: um olhar sobre o cinema mundial
Abertura: 28 de setembro de 2009
Encerramento: 26 de outubro de 2009
A mostra traz ao Brasil uma seleção de 80 cartazes produzidos da década de 1960 até o início dos anos 1990 pelo ICAIC – Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica, órgão governamental produtor dos filmes cubanos e distribuidor dos filmes estrangeiros na ilha.
Utilizando a serigrafia como técnica de impressão, e tendo como principais referências a estética dos cartazes poloneses, tchecos e húngaros, além de influências do Push Pin Studio de Nova York, da pop art e do design californiano do final dos anos 1960, um grupo de artistas gráficos de Cuba desenvolveu um trabalho rico em formas, cores e texturas. Suas criações possibilitaram o surgimento de uma escola peculiar de artes gráficas na América Latina.
A exposição percorre a obra de 12 destes grandes designers, entre os quais Azcuy, Bachs, Damian, Dimas, Julio Eloy, Niko, Reboiro e Raul Martinez. São cartazes que retratam, além do cinema cubano pós-revolução, produções de vários países, como as do leste europeu, norte-americanas e brasileiras.
Na mostra encontram-se peças gráficas para filmes brasileiros como “Antonio das Mortes”, de Glauber Rocha, e “Cara a Cara”, de Julio Bressane. O objetivo da exposição é apresentar ao público um importante período da história cultural cubana a partir de 1959, refletindo sua imagética por meio da comunicação visual.
Na abertura da mostra, dia 28 de setembro, às 19h, haverá uma mesa redonda com a especialista em cartazes do ICAIC, Professora Sara Vega Miche, e os professores Rui de Oliveira, da UFRJ, e Alexandre Guedes, curador da exposição. Este encontro será uma oportunidade para que profissionais e estudiosos da área possam discutir o design enquanto forma de expressão artística e sua importância para a requalificação do que entendemos por cultura de massa. Na ocasião também será distribuído um catálogo com as principais obras expostas contendo apresentação, texto explicativo e biografia de cada um dos artistas.
Em paralelo à exposição, serão oferecidas oficinas de criação de cartazes direcionadas a estudantes de design e também a jovens de 12 a 18 anos oriundos de escolas da rede pública do Rio de Janeiro. As oficinas acontecem todas as terças e quintas-feiras. Para agendamento, o interessado deve encaminhar mensagem para o endereço remairj01@caixa.gov.br.
A exposição CARTAZES CUBANOS: UM OLHAR SOBRE O CINEMA MUNDIAL chega ao Rio de Janeiro após temporada de grande sucesso em São Paulo e Curitiba.
Sobre os Cartazes Cubanos
Apesar da enorme variedade de estilos, os cartazes são assinados e têm igual formato - 76,5 x 51cm -, impressos em serigrafia, em pequenas tiragens, em torno de 500 exemplares, a 8 ou 10 cores. Quanto aos aspectos técnico-formais, há uma grande variedade conceitual, que vai do uso de imagens satíricas ao emprego dramático da fotomontagem. Predominam as grandes chapadas de cor, os contornos precisos, o desenho estilizado, o amplo uso de imagens em alto-contraste ou de retículas aparentes, acentuando seu caráter gráfico. Apesar do rigor formal, prevalece um grande caráter inventivo, que permitiu a renovação da linguagem do cartaz cubano, criando uma escola original. A exposição será montada em ambiente preparado para ressaltar o contraste de cores vibrantes dos cartazes.
Local:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]
Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]
Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.