MARAVILHAS DO UNIVERSO - Ano Internacional da Astronomia
Abertura: 12 de agosto de 2009
Encerramento: 13 de setembro de 2009
A exposição “Maravilhas do Universo” marca o Ano Internacional da Astronomia e reúne fotos de objetos astronômicos, oficinas, vídeos, teatro, contação de histórias e a instalação de um planetário inflável, além de obras inspiradas no tema dos artistas plásticos Cláudio Jobinaga, Fernando Durval, J.G. Fajardo, Julie Brasil, Maria Helena Holfmann, Mariana Vergara, Maurício Barbato e Paulo Villela. Imagens que convidam o público a contemplar a beleza e a imensidão do cosmo e a refletir sobre o lugar do homem no Universo.
O céu e seus mistérios sempre fascinaram a raça humana. Nesta atração contínua, volta e meia surge uma nova descoberta capaz de modificar nosso olhar. Numa delas, há 400 anos atrás, o italiano Galilei Galileu provocou uma revolução ao fazer observações astronômicas num telescópio.
Estava aberta uma janela importante para transformar nossa visão do mundo, rumo à expansão do conhecimento e na busca de respostas para questões fundamentais da Humanidade. Agora, contribuindo para fortalecer a relação do homem com o cosmos, a Organização das Nações Unidas(ONU) proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia.
Para festejar estes marcos tão significativos e buscando divulgar os conhecimentos científicos, o Observatório do Valongo/UFRJ promove a exposição Maravilhas do Universo. Gravitando numa órbita didática e lúdica, a mostra exibe cerca de 40 painéis com imagens deslumbrantes de galáxias, nebulosas, planetas, etc. Paralelamente haverá uma exposição reunindo sete artistas plásticos tratando da visão da arte sobre a ciência; exibição de vídeos; espetáculo de teatro e contação de histórias para crianças. Tudo isso em cerca de 1.000m² da área da exposição no Centro Cultural Correios.
Outro destaque é um planetário inflável, composto por uma abóboda de lona, semelhante a uma barraca iglu gigante, com 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro. Sua estrutura pode receber entre 20 e 25 adultos ou 30 crianças em cada apresentação. No seu interior, um projetor é capaz de simular a representação do céu durante uma noite estrelada na cidade do Rio de Janeiro ou mesmo de qualquer outra localização no hemisfério Sul, o que permite ao público aprender sobre o céu e os seus movimentos. Outros 15 cilindros podem reproduzir as constelações dos dois hemisférios, objetos fracos, não visíveis a olho nu, e o movimento da Lua e da Terra em relação às estrelas e ao Sol.
Analisando a importância destas comemorações, um dos organizadores da exposição Maravilhas do Universo, o astrofísico Carlos Roberto Rabaça afirma que “há pouco mais de um século atrás, mal tínhamos idéia da existência de nossa própria Galáxia. Hoje sabemos que existem centenas de bilhões delas. Conseguimos medir a idade e a composição química das estrelas. Descobrimos uma quantidade inimaginável de objetos celestes. O céu é um imenso e diversificado laboratório de Física. Mostramos que a vida na Terra está intimamente ligada às estrelas, através dos elementos químicos que elas produziram”.
Local:
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.