Clássivos da pintura visitam o Rio de Janeiro [Lielzo Azambuja]
Abertura: 13 de maio de 2009
Encerramento: 14 de junho de 2009
A mostra do artista gaúcho, Lielzo Azambuja, reúne 40 telas de diversos tamanhos, reproduzindo os quadros mais famosos dos maiores pintores da história da arte universal, como a Mona Lisa de Da Vinci, a Vênus de Botticelli, a Criação de Ada,o de Miguel Ângelo, só para citar os mais famosos, dentro do contexto de que todas elas foram criadas aqui, numa suposta visita dos artistas à cidade do Rio de Janeiro quando deslumbrados com a paisagem carioca.
"O Rio de Janeiro parece ter algo de especial em relação à criatividade", afirma o artista gaúcho, que escolheu a cidade para viver e a considera um motivo de inspiração para os diversos tipos de artes, pela sua paisagem e pelo seu povo. "O bem-estar da paisagem influencia na decisão de estar aqui seja qual for a época. E como todo carioca se acha meio artista, não é de se admirar que sua imaginação criativa fique à vontade para convidar os grandes mestres da pintura universal, de uma forma mágica, para ambientarem suas obras de maior prestígio nas diversas paisagens e pontos turísticos que fizeram do Rio de Janeiro a cidade maravilhosa, reconhecida no mundo inteiro".
A exposição, segundo Lielzo Azambuja, é uma "expressão antropofágica" das obras dos grandes mestres da pintura. "Guardo no íntimo algumas formas básicas, em parte genéricas, em parte experimentais. Eu pego suas origens e as transformo em telas. Na minha arte vejo uma infinidade de símbolos, de ansiedade e alienação. Mas, ao mesmo tempo, vejo formas, beleza e amor em expressão plástica. Vejo a busca de um significado espiritual. Mais do que um desafio, um mergulho na essência do encontro vigoroso do artista com o seu mundo, assim como Picasso, porta-voz do seu tempo, por excelência. Assim também foram Gioto, Van Gogh, Mondrian... tantos outros. Fartei-me canibalizando suas obras."
Lielzo Azambuja nasceu em Vacaria/RS (1938). A partir dos anos 60, fixa residência no Rio, torna-se publicitário graças ao seu desenho apurado e a criatividade natural. Trabalhou nas maiores agências nacionais e internacionais ocupando cargos de diretor de arte, diretor de criação e vice-presidente. Em sua trajetória artística, expôs suas telas em diversas instituições culturais e galerias brasileiras e seus desenhos no México e nos EUA (Miami e Nova York). Realizou trabalhos em cinema, teatro, televisão, projetos editoriais, ilustração (livros/revistas)e escolas de samba.
Local:
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.