Ser Jovem Na França
rioecultura : EXPO Ser Jovem Na França : CAIXA Cultural Rio <br>[Unidade Almirante Barroso]
Compartilhar
Abertura: 23 de abril de 2009
Encerramento: 17 de maio de 2009

A mostra fotográfica "Ser Jovem na França" - um dos eventos que abre a Programação Oficial do Ano da França no Brasil e o FotoRio 2009 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro - apresenta 104 obras, em grande formato, de 28 renomados fotógrafos, do acervo do Fundo Nacional de Arte Contemporânea da França.

Originalmente chamado de "Le Plus Bel Âge", estes trabalhos tiveram origem em uma das maiores encomendas públicas do gênero, sob a coordenação de Agnès de Gouvion Saint-Cyr, do Ministério da Cultura francês.

As obras foram escolhidas pelo fotógrafo e curador brasileiro Milton Guran, a convite dos organizadores do Ano da França no Brasil. Elas retratam a juventude francesa, a sua maneira de ser, seus caminhos e descaminhos. Segundo Guran, "a exposição se caracteriza por uma linguagem atual e instigante, situada, em sua maioria, no campo da arte contemporânea, no que se convencionou chamar de a nova documentação".



"Ser Jovem na França" mostra obras dos consagrados fotógrafos Martin Parr, Marie Paule Nègre e Marc Riboud, ao lado de jovens artistas cujo trabalho está ligado à maneira de viver da juventude francesa atual. Participam ainda I. Balogh, H. Bamberger, E. Bouvet, E. Brotherus, S. Caron, G. Coulon, P. Durand, V.Ellena, C. Garcia, B. Gysembergh, G.Herbaut, O. Kim, M.-J. Lafontaine, O. Lele, M. Locatelli, P. Maître, Y. Morvan, I. Moukhin, Z. Mthetwa, D. Rosenfeld, R.-P. Savignan, P. Tourneboeuf, L. Van Der Stockt, C. Vivier e B. Wilson.

Dentro da programação da exposição, está prevista uma mesa redonda com a presença de Agnès de Gouvion Saint-Cyr, acompanhada pelo editor Gilles Mora, uma das mais expressivas personalidades da fotografia internacional, ao lado de dois brasileiros (a serem escolhidos).

"Ser Jovem na França" também faz parte do FotoRio 2009 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, evento bienal que teve sua primeira edição em 2003. Na sua última edição, o FotoRio se consolidou, definitivamente, como um ponto de referência no campo da produção fotográfica brasileira, com forte inserção internacional e realização de 193 exposições, projeções, intervenções urbanas, palestras, seminários e oficinas em 102 museus, centros culturais, galerias comerciais e espaços alternativos, entre eles os espaços da CAIXA Cultural. Mais de 400 fotógrafos estiveram pessoalmente envolvidos com o evento, que teve um público estimado em mais de 300 mil participantes.

Local:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]

Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.