Pé-de-moleque pede palavra, com Os Tapetes Contadores de Histórias
rioecultura : EXPO Pé-de-moleque pede palavra, com Os Tapetes Contadores de Histórias : CAIXA Cultural Rio <br>[Unidade Almirante Barroso]
Compartilhar
Abertura: 14 de março de 2009
Encerramento: 12 de abril de 2009

"Pé-de-moleque pede palavra" é a nova exposição interativa d´Os Tapetes Contadores de Histórias´, grupo que há 11 anos encanta crianças e adultos com seus tapetes e demais objetos que servem de cenário para contos de várias partes do mundo. Além da exposição, a CAIXA Cultural abrigará também 82 sessões de histórias, três oficinas e quatro rodas de histórias - estas abertas à participação do público, que poderá narrar seus próprios contos. O evento, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, é gratuito e ficará aberto para visitação de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 21h, com exceção dos horários das apresentações.

Com histórico de grande sucesso há cinco anos pelos espaços da CAIXA Cultural no Brasil, Os Tapetes Contadores de Historias retornam ao Rio de Janeiro com novidades: uma programação repleta de espetáculos e sessões de histórias para todas as idades, atendendo escolas agendadas e público espontâneo, bem como oficinas de especialização na arte de contar histórias. Mesclando oralidade, teatro e artes plásticas, "Pé-de-moleque pede palavra" pode ser considerado um evento, pois se constitui, sobretudo, numa ação cultural e educativa, de grande responsabilidade social, que visa estimular crianças, jovens e adultos às artes e à leitura.

A mostra apresenta os recentes frutos da pesquisa do grupo de criação e uso de suportes plásticos para narrativa: painéis produzidos no Brasil e Peru para ilustrar contos africanos e latino-americanos; vasos, pedras e jardineiras de pano para contos populares brasileiros; tapetes, malas e caixas de tecido e madeira para histórias da literatura infanto-juvenis nacionais e internacionais; painéis e livros de pano fabricados por artesãs do projeto peruano ´Manos que cuentan´; além dos tradicionais tapetes do acervo do grupo, criados pelo francês Tarak Hammam. São ao todo 18 objetos que servem de cenários a contos populares de origens diversas (Brasil, África, América Latina e Europa) e de autores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Jutta Bauer e Ricardo Azevedo. Ao lado de cada obra, encontra-se o livro correspondente; e ambos, objeto e livro, estarão disponíveis para o manuseio dos visitantes, que podem ler, descobrir e criar histórias.

De terça a sexta, manhã e tarde, serão atendidos escolas e grupos previamente agendados que, após assistirem às sessões de histórias, serão convidados a interagir com os cenários da exposição. Nos finais de semana, os espetáculos do repertório dos Tapetes Contadores de Histórias serão dirigidos ao público espontâneo, com distribuição de senhas 30 minutos antes.

As apresentações ocorrerão no Espaço do Conto: local reservado com cadeiras e almofadas distribuídas em semicírculo frente ao local de apresentação - ambiente confortável e informal onde o público se sentará para assistir e participar das histórias.

Promovendo um espaço novo de intercâmbio com as práticas desenvolvidas por outros contadores de histórias da cidade do Rio, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias inauguram as "Rodas de Histórias" - saraus de contadores locais e anônimos para compartilhar narrativas de seu repertório. As rodas de histórias terão duração de 90 minutos, com inscrição 30 minutos antes e participação de convidados.

A novidade também fica por conta da estréia do espetáculo ´Palavras andantes´ - sessão infanto-juvenil composta por contos populares da África e América do Sul; e do módulo 2 da oficina de contar histórias, atendendo à demanda por uma continuidade da formação que vem sendo realizada desde 2003 nos espaços da CAIXA Cultural, objetivando o aprofundamento das técnicas referentes à arte de contar histórias. Dirigidas a jovens e adultos a partir de 12 anos, as oficinas (Módulos 1 e 2) ocorrerão durante a semana.




PROGRAMAÇÃO

Exposição Interativa:
Terça a sábado, 10 às 22h
domingo, 10h às 21h.
Exposição fecha durante as apresentações.

Sessões para Escolas e Grupos:
Terça a Sexta, às 10h, 14h e 15h
Agendamento pelo telefone: (21) 2268-8873

Sessões Infanto-Juvenis:
Sábados, Domingos e Feriados, com retirada de senhas 30min antes.
16h - Palavras Andantes (a partir de 4 anos)
17h - Bicho do Mato (a partir de 3 anos)

Sessões para Jovens e Adultos:
Sábados às 19h, com retirada de senhas 30min antes.
Capacidade: 50 lugares

Rodas de Histórias:
Sextas às 19h, com retirada de senhas e inscrições para narradores 30min antes.

Oficinas - Ateliês de Histórias:
17 a 20.03 (Módulo 1)
24 a 27.03 (Módulo 1)
31.03 a 03.04 (Módulo 2)
(ter a sex, 18h às 21h, 20 vagas)
Inscrições a partir de 9 de março pelo tel.: 2268-8873.
Local:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]

Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.