FILE RIO 2009 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Abertura: 9 de março de 2009
Encerramento: 19 de abril de 2009
O FILE RIO 2009, o maior festival de arte e tecnologia do Brasil, vem inserindo o país no contexto mundial das novas mídias, realizando uma compilação de produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais, e funcionando como um indicador da pluralidade dessas produções. Em sua quarta edição no Rio de Janeiro, os trabalhos participantes do FILE são resultado de uma intensa pesquisa e seleção que trouxe à tona uma grande variedade de produções nacionais e internacionais.
Nos dias 10 e 11 de março, a partir das 18h, será realizado no Oi Futuro o FILE Symposium. O evento tem o objetivo de criar um novo ponto de referência fora do eixo Europa/EUA, para discutir a cultura digital eletrônica em suas relações internacionais e ampliar o diálogo sobre a cultura digital em sua extensão interdisciplinar. Inscrições online gratuitas no site www.file.org.br
PERFORMANCES
Entrada franca, distribuição de senhas meia hora antes do início das apresentações.
14.03 [sábado] às 18h30min e 19h30min
SONOCROMÁTICA: uma performance visual e sonora que faz referência ao trabalho do artista brasileiro Abraham Palatinik. Criada por Andrei Thomaz, Francisco Serpa, Lilian Campesato e Vitor Kisil, a obra apresenta, no centro do palco, uma caixa com faces de tecido branco com luzes coloridas em seu interior. Simultaneamente uma animação com luzes é projetada no fundo do palco. A apresentação prossegue com sons produzidos e captados em tempo real.
15.03 [domingo] às 18h30min, 19h e 19h30min
TEIA: uma performance sonora baseada na ideia de "captura", de uma simples captação de sons via microfones até o aprisionamento de uma imagem. Trata-se de uma construção de uma "teia" formadas por fitas adesivas, no centro de um placo, com uma tela de fundo onde são projetadas imagens. Com microfones afixados nos pulsos, dois performers iniciam a composição da teia ao vivo, amplificando o som do emaranhado das fitas. Teia é uma criação dos artistas Alexandre Porres, Alexandre Fenerich, Andrei Thomaz, Francisco Serpa, Giuliano Obici, Lilian Campesato, Patrícia Francisco, Valério da Costa e Vitor Kisil.
Casilda Sanchez e Julio Obelleiro - The Viewer - Espanha
SOBRE O FILE
O FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica é uma organização cultural sem fins lucrativos que tem por meta divulgar e desenvolver as artes, tecnologias e pesquisas científicas, por meio de exposição, debates, palestras e cursos. O Festival promove todos os anos um ponto de encontro no Brasil de profissionais da área das artes e das novas mídias internacionais.
O FILE contribui para uma reflexão atual sobre as principais questões do universo eletrônico-digital contemporâneo, reunindo trabalhos de webart, netart, inteligência artificial, móbile art, animação computadorizada, inovação, realidade aumentada, software art, além de games, filmes interativos, instalações de arte eletrônica e robótica em salas interativas e imersivas.
Local:
Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
Rua Dois de Dezembro, 63
Flamengo
(21) 3131-3060
Funcionamento:
De 3ª a domingo, das 11h às 20h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
Rua Dois de Dezembro, 63
Flamengo
(21) 3131-3060
Funcionamento:
De 3ª a domingo, das 11h às 20h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.