Linha do Tempo do Judiciário no Brasil
Abertura: 5 de dezembro de 2008
Encerramento: Exposição de longa duração - sem data de término
A sala, com equipamento interativo e áudio-visual, possibilitará ao público um panorama histórico acerca dos fatos/momentos que marcaram a consolidação das estruturas jurídicas brasileiras, desde o surgimento das ordenações do Reino, no século XV. Utilizando um cursor, o visitante poderá escolher um dos 28 períodos da Linha do Tempo – que vão desde 1446 até os dias atuais –, que acionará, automaticamente, uma projeção sobre uma tela ao fundo da sala, acompanhada de narração.
O espaço, especialmente desenvolvido para a exposição, localizado à direita da entrada principal do prédio, tem por objetivo oferecer ao público em geral a possibilidade de conhecer melhor a formação das estruturas jurídicas brasileiras, acompanhada de uma visão geral da história do país nos últimos 500 anos. Para tanto, buscou-se utilizar uma linguagem sintética e direta, além de imagens que facilitam a compreensão dos períodos abordados. Trata-se de um projeto inovador, que faz parte de um plano maior, que objetiva a ampliação dos serviços oferecidos pelo CCJF à população da cidade do Rio de Janeiro.
Outro ponto forte do projeto é o didatismo. O espaço, marcado pela tecnologia e pela interatividade, pretende atrair alunos de escolas de todos os níveis de ensino para conhecer uma parte de nossa história de modo lúdico e divertido, mas com precisão e seriedade. Uma verdadeira aula de História do Brasil através do judiciário e de seus instrumentos.
Na mesma sala, outro serviço será oferecido. Uma tela de LCD de 42 polegadas, ligada a um terminal, permitirá ao público acesso ao acervo de matérias do Programa Via Legal, transmitido pela TV Justiça. Este acervo contém assuntos variados, com ênfase na temática Justiça & Cidadania. Além de assistir aos programas, o visitante poderá enviar dúvidas, comentários e sugestões de temas para futuros programas, através de e-mail.
O projeto pretende diversificar ainda mais as atividades voltadas para um público que cresce a cada dia. Foi assim com as salas de Consulta e de Leitura, inauguradas neste ano como partes integrantes da Biblioteca, onde os visitantes têm acesso gratuito à internet, bem como aos principais jornais e revistas do Rio e de todo o Brasil, além de um catálogo de mais de 3 mil volumes de publicações da área cultural, principalmente a fotografia, área em que o CCJF já é uma referência nacional.
A cerimônia de inauguração do Espaço Linha do Tempo do Judiciário no Brasil conta com a presença da Ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal, além de autoridades do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
Local:
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
Avenida Rio Branco, 241
Centro
(21) 3261-2550
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
Avenida Rio Branco, 241
Centro
(21) 3261-2550
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.