rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
COLUNA TEATRO  
Marcelo Aouila marcelo@aouila.com.br
rioecultura Coluna TEATRO SamBRA

Desafio qualquer um a ficar parado diante da bateria de uma escola de samba. Tenho certeza que pelo menos seu coração irá bater mais forte. Comigo é sempre assim quando vejo a comissão de frente e a água da Portela. Algo que não se explica. Lágrimas aparecem do nada, sem pedir autorização e rolam com facilidade. Amor?

Condicionamento? Não se explica, sente-se.

É com todo conhecimento de causa que Gustavo Gasparani apresenta no Rio mais um belíssimo espetáculo sobre sambas. Não há dúvidas do amor que Gustavo sente pelo ritmo. Desde 2005 vem se dedicando a pesquisas sobre uma dramaturgia genuinamente brasileira. Como resultado, em 2010 lançou, com Eduardo Rieche, parceiro de outros musicais, o livro “Em busca de um teatro musical carioca” (Ed. Imprensa Oficial – SP), um apanhado dos textos de musicais sobre o tema, resultado da pesquisa. Estão na lista “Otelo da Mangueira” (2006), “Opereta Carioca” (2008), “Oui, oui... A França é Aqui!! - A Revista do Ano,” (2010), “As Mimosas da Praça Tiradentes” (2012). “Samba Futebol Clube” (2014) foi o mais recente apreesntado. Todos tendo o samba como foco.

Aproveitando as comemorações do centenário do ritmo, surgiu SamBra, em parceria com a Aventura Entretenimento e a Musickeria. É claro que o ritmo jamais vai morrer. Sempre haverá uma roda de pagode, um compositor novo, um padrinho de olhos e ouvidos atentos, e o mais importante: público ávido por novidades.

Tudo é perfeito em SamBra. Texto, ritmo, direção, elenco, cenário, figurino, projeções, coreografia, músicos, direção musical, coreografias, técnica, produção. Tudo, tudo e tudo é de alto nível e de excelente qualidade. As escolhas das músicas, a organização do roteiro, bebendo nas melhores fontes, recortando letras e transformando em texto, é um resultado contagiante.

Gustavo, além de assinar o texto, também é o diretor do musical. Esta atividade rendeu indicações e premios no musical sobre a união do samba com futebol, duas paixões nacionais. Não há dúvidas de que indicações virão por SamBra. Entradas e saídas de cena, tanto de cenário quanto elenco, ocupação de todo o palco, alternância de artistas protagonizando cenas, escolha dos momentos de emoção levadas ao extremo. Sábio trabalho.

A equipe é de craques. Vai vendo os nomes: cenário, Helio Eichibauer, figurino de Marilia Carneiro e Reinaldo Elias, luz de Paulo Cesar Medeiros, Direção musical de Nando Duarte, Coreografia e direção musical de Renato Vieira, vídeos de Thiago Stauffer... precisa dizer algo? Tudo funciona a tempo e a hora com exatidão. O elenco reúne os nomes mais aclamados de musicais: Gustavo Gasparani, Alan Rocha, Ana Velloso, Beatriz Rabello, Bruno Quixote, Édio Nunes, Lilian Valeska, Mauricio Detoni, Patrícia Costa e Wladimir Pinheiro, que encabeçam o conjunto, com mais 7 integrantes.

Sem mais delongas, o musical fica em cartaz até dia 06 de dezembro (dia do meu aniversário - anotem!). Tempo suficiente para conferir, no Teatro João Caetano, praça Tiradentes, um dos berços do samba, esta homenagem ao ritmo tipicamente brasileiro (e por que não, carioca?) que está no DNA de todos nós. Ótima oportunidade para assistir a um musical de qualidade, com tema nacional e que valoriza algo que é nosso. Este espetáculo tem que estar em cartaz durante as Olimpíadas! Vida longa a SamBra!
compartilhe subir a página
Postagens

Julio Biar [MPB]

Leo Ladeira [Patrimônio Histórico]

Marcelo Aouila [Teatro]

Seu nome:

Comentário:

Observação:
Verifique o texto antes de enviá-lo, pois não será possível modificá-lo ou apagá-lo após o registro.

ATENÇÃO: O seu comentário não será postado automaticamente. Ele passará por uma aprovação antes de ser publicado.



Seja o primeiro a comentar!
Escreva ao lado sua opinião.

Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
 
  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura