rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
COLUNA TEATRO  
Marcelo Aouila marcelo@aouila.com.br
rioecultura Coluna TEATRO: Simplesmente eu, Clarice Lispector

Tenho pouca intimidade com Clarice Lispector. Assisti algumas entrevistas, li contos, mas sempre gosto muito do estilo e da forma como Clarice consegue brilhantemente usar palavras incomuns para definir objetos, sentimentos, situações. Um dos meus contos favoritos é o “Feliz Aniversário”, que está na coletânea “Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século XX” (Ed.Objetiva) que ganhei de Natal há 5 anos reli algumas vezes.

Está de volta ao Rio, o exemplar espetáculo “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, no Teatro Fashion Mall, em São Conrado. Alias duas salas muito confortáveis onde quem ganha sempre é a cidade do Rio. O espetáculo reúne entrevistas de Clarice, com três belos exemplos de sua literatura. Como diz no programa, “o espetáculo mostra a trajetória desta mulher (Clarice) em direção ao entendimento do amor.” Diz mais ainda: “...seus personagens dialogando sobre vida e morte, criação, Deus, cotidiano, palavra, silêncio, solidão, entrega, inspiração, aceitação e entendimento”. Ora, o que mais posso acrescentar? Fiquei muito tocado ainda no final da apresentação quando Beth faz uma declaração de amor à vida, à solidariedade.

rioecultura Coluna TEATRO: Simplesmente eu, Clarice Lispector

Tudo já foi escrito e falado sobre este espetáculo-exemplo. Elogiar mais uma vez seria “chover no molhado”. Mas não posso deixar de fazer comentários favoráveis a este espetáculo que, para mim, foi uma aula de elegância.

O cenário é criativo e clean ao mesmo tempo. Mérito de Ronald Teixeira e Leobruno Gama. Clarice e suas personagens entram e saem de cena através da imensa cortina de fitas de cetim pérola. Uma poltrona e um recamier, brancos, completam o espaço. Ótima sacada também é a projeção nas fitas, criação de Fabian e Glaucio Ayala editou. O figurino de Beth Filipecki é excelente, cores fortes como a personagem. Vermelho contrastando com o cenário branco. A luz de Maneco Quinderé é sempre uma beleza.

Beth Goulart é Clarice Lispector. Isso não é uma composição. É uma incorporação! Mão, gestos, tiques nervosos, língua presa (aplausos para Rose Gonçalves), pausas, ansiedade contida. Beth é. Todos os predicados favoráveis e belos podem ser escritos aqui. Nenhum chegará ao ponto de definir o talento e a beleza desta atriz, que é uma das minhas favoritas faz tempo. Beth “prega botão, chuleia e faz bainha” nesta costura deste espetáculo. Adaptou, interpreta e dirige. A supervisão de Amir Haddad auxilia com “o olhar de fora do palco” ao andamento do espetáculo.

rioecultura Coluna TEATRO: Simplesmente eu, Clarice Lispector

Uma produção impecável da Self Produções Artísticas com a mão certeira de Pierina Morais cuidando de tudo com carinho e dedicação.

Mais elogios a este espetáculo seria chover no molhado. Mas, assim como a Coca Cola não para de anunciar na TV, mesmo sendo a marca mais famosa do mundo, não elogiar e não comentar sobre “Simplesmente Eu, Clarice Lispector” seria estar de fora da consagração que este espetáculo, há cinco anos em cartaz, merece. Todo meu carinho à Beth Goulart, minha admiração pela competência profissional de todos os envolvidos. Se você ama teatro, se está disposto a ser envolvido por uma qualidade, beleza, competência e sabedoria, corra já para lá enquanto a peça estiver em cartaz e não perca esta oportunidade. Um exemplo para todos nós.

rioecultura Coluna TEATRO: Simplesmente eu, Clarice Lispector
compartilhe subir a página
Postagens

Julio Biar [MPB]

Leo Ladeira [Patrimônio Histórico]

Marcelo Aouila [Teatro]

Seu nome:

Comentário:

Observação:
Verifique o texto antes de enviá-lo, pois não será possível modificá-lo ou apagá-lo após o registro.

ATENÇÃO: O seu comentário não será postado automaticamente. Ele passará por uma aprovação antes de ser publicado.



Seja o primeiro a comentar!
Escreva ao lado sua opinião.

Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
 
  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura