rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
COLUNA TEATRO  
Marcelo Aouila marcelo@aouila.com.br
Minha paixão por teatro não é novidade para ninguém. Depois de produzir mais de 10 peças, mesmo não tendo sido agraciado com nenhum grande sucesso, passei a atuar na periferia até a maré virar a meu favor. Passei a escrever para o blog, onde opino sobe o que vejo, tenho publicações de parte desses comentários sobre teatro aqui no site Rio&Cultura, e produzo eventos relacionados ao teatro, como livros de cenografia e projeto de literatura infantil com atores de teatro.

Ultimamente tenho assistido, em média, de 3 a 4 peças por semana. E isto deve-se ao grande número de bons espetáculos em cartaz. Gostaria de indicar neste post as espetáculos que considero excelentes montagens, cujo talento de toda equipe técnica se reflete no palco e contamina, positivamente (Alow pepinos europeus!) toda a platéia. Gostaria de escrever exclusivamente, elogiar pontualmente, cada espetáculo, mas não quero ficar atrasado. Cada semana estréia uma peça nova no Rio. E sem sombra de duvidas, temos para todos os gostos, espetáculos incríveis! Sugiro, sem medo de errar, que você assista a qualquer uma das peças abaixo neste fim de semana. Falo rapidinho sobre o que se deve observar em cada uma das peças:

“Clichê”
rioecultura : 7 indicações : Coluna TEATRO
O excelente texto. Mistura tudo aquilo que as pessoas falam sem se darem conta. O chavões, as frases feitas. Costura incrível. Lucio Mauro Filho extrapola seu talento. Comunica com a platéia num nível de intimidade e segurança impressionantes. Aplausos de pé. Prêmio Shell para Lucio Mauro Filho e para o texto. Terminou temporada no Teatro Leblon.


“Baby”
rioecultura : 7 indicações : Coluna TEATRO
Um musical belíssimo de Tadeu Aguiar. Com Silvia Massari, André Dias, Sabrina Korgut e Amanda Costa seguros e competentes em cena. Cenário funcional e criativo. E os melhores arranjos musicais da atualidade, pelas mãos de Liliane Secco, certamente será indicado ao Prêmio Shell. Em cartaz no Teatro João Caetano.


“Cozinha e Dependências” e “Um dia Como os Outros”
rioecultura : 7 indicações : Coluna TEATRO
Duas peças de Agnes Jaoui e Jean Pierre Bacri, com direção de Bianca Byington e Leonardo Netto. Em cartaz no Teatro Poeira, uma às 19h e outra às 21h. Não são continuações, mas bem que mereciam ser. Elenco impecável! Kiko Mascarenhas, Bianca Byington, Marcio Vito, Silvia Buarque, Leandro Castilhos e Analu Prestes excelentes! Texto inteligente, sabiamente dirigido. Cenário totalmente realista e de bom gosto, figurinos e luz muito bem criados e pensados. Prêmio Shell para a direção da peça e para o cenário.


“Hell”
rioecultura : 7 indicações : Coluna TEATRO
A futilidade da aristocracia francesa, tendo por base o livro “Hell Paris 75016” transformada em teatro com competência sob a batuta de Hector Babenco. Com Barbara Paz em seu melhor papel no teatro, interpretando a personagem titulo. Impecável! Belissima direção e atuação memorável. Prêmio Shell de melhor atriz para Barbara Paz.


“O Gato Branco”
rioecultura : 7 indicações : Coluna TEATRO
Jô Bilac mostrando toda sua competência como autor da nova geração de teatro, encontra meu diretor favorito João Fonseca que aposta nos jovens atores para dar vida a este romance policial delicioso. Tem de tudo que a gente lê nos livros de Agatha Christie e dos mais belos romancistas policiais mundiais. Elenco rende muito bem no conjunto, cenário maravilhoso do Nello Marrese (isto já é uma redundância!) e uma luz e uma trilha sonora impecáveis. João criativo como sempre cria um clima de romance policial digno de filme inglês. Prêmio Shell pro cenário do Nello, pra direção do João, pro texto do Jô. Em cartaz no Teatro Sérgio Porto.


“Adultério”
rioecultura : 7 indicações : Coluna TEATRO
Um xcelente texto da Cia de Atores de Laura, com base em improvisações inspiradas em Pirandello, citando a maioria das situações de adultério. Destaque para a genial costura das cenas, feita pelo diretor Daniel Herz e pelo criativo e inovador figurino de Patricia Muniz. Cenário sempre maravilhoso de Fernando Melo da Costa e direção de movimento prefeita de Marcia Rubim. Os Atores de Laura dão um show! Prêmio Shell para os atores, para a direção e para o figurino. Em cartaz no Teatro Leblon.


Depois dessa gama de excelentes peças de teatro, saia correndo da tela do computador e vá assistir a pelo menos uma delas. Certamente você sairá acrescentado. Diversão garantida. Espetáculos imperdíveis!
compartilhe subir a página
Postagens

Julio Biar [MPB]

Leo Ladeira [Patrimônio Histórico]

Marcelo Aouila [Teatro]

Seu nome:

Comentário:

Observação:
Verifique o texto antes de enviá-lo, pois não será possível modificá-lo ou apagá-lo após o registro.

ATENÇÃO: O seu comentário não será postado automaticamente. Ele passará por uma aprovação antes de ser publicado.



Seja o primeiro a comentar!
Escreva ao lado sua opinião.

Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
 
  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura