rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
COLUNA PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Leonardo Ladeira ladleo@gmail.com
Jóia da arquitetura barroca carioca

rioecultura : Igreja de N. S. da Lapa dos Mercadores : Coluna Patrimônio Histórico

Quem passa pela Travessa do Comércio, no Centro do Rio, se encanta com uma jóia da arquitetura barroca carioca. A pequena Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, localizada na Rua do Ouvidor, é uma das mais bonitas da cidade.

A igreja foi construída a partir de 1747, próxima ao local onde existia desde o século XVII um oratório devotado à N.S.da Lapa dos Mercadores ou dos Mascates, na antiga Rua da Cruz. O templo só foi sagrado em 1750. Já o carrilhão de música na torre foi instalado em 1872.

A fachada retangular, refeita na remodelação da segunda metade do séc.XIX, é constituída por três arcos apoiados em pilastras de cantaria. A janela central é coroada por grande composição, com medalhão circular ladeado por folhagens e arranques de frontão. Acima das portas laterais há dois nichos em pedra de lioz onde são vistas estátuas de mármore. Nas extremidades do frontão foram colocadas mais duas estátuas. O conjunto remete à regularidade neoclássica, apesar de certos elementos curvos, típicos do barroco.

"Ela possui uma coloração inusitada por ter sido construída por uma irmandade de comerciantes. É interessante observar as cores fortes na talha", revela o historiador e guia de Turismo Milton Teixeira. A igreja tem planta curva e capela-mor retangular muito profunda, e é uma das raras do Rio que possuem adro.

rioecultura : Igreja de N. S. da Lapa dos Mercadores : Coluna Patrimônio Histórico

rioecultura : Igreja de N. S. da Lapa dos Mercadores : Coluna Patrimônio Histórico

Em 1869, a Igreja da Lapa dos Mercadores foi inteiramente remodelada. O autor da reforma, Antônio de Pádua e Castro, trouxe para o templo a linguagem do neoclássico: a fachada ganhou frontão triangular, torre de sinos e um grupo de imagens de santos. A decoração em estuque possui caráter de barroco tardio, com elementos neoclássicos. No arco cruzeiro permaneceram detalhes da decoração original, em estilo rococó tardio.

Dentre o acervo artístico da Igreja, destacam-se as imagens de Santo Adriano, São Bernardo, São Félix, São João da Mata, São Joaquim e Sant’Ana. Na cúpula da nave encontram-se vidros coloridos e bustos dos evangelistas em estuque. No altar-mor sobressaem-se o medalhão com a coroação da Virgem entre a Santíssima Trindade, a Coroa de Portugal e o trono de oito níveis com a imagem de Cristo Crucificado.

rioecultura : Igreja de N. S. da Lapa dos Mercadores : Coluna Patrimônio Histórico

Na Sacristia chamam a atenção o lavabo de mármore português, o painel (teto) do século XVIII, de autor anônimo e a Imagem da Religião.

Em 24 de março de 1999, após três anos de trabalho de restauração, a igreja foi reinaugurada com missa celebrada pelo Cardeal D.Eugênio Salles. A recuperação custou R$ 1 milhão e foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que desembolsou a maior parte dos recursos (R$ 900 mil), e pela Fundação American Express.

rioecultura : Igreja de N. S. da Lapa dos Mercadores : Coluna Patrimônio Histórico

Uma Bala Perdida atinge a Igreja da Lapa dos Mercadores

Em 1893, durante a Revolta da Armada, uma imagem portuguesa simbolizando a Religião, que ficava sobre o zimbório, foi atingida acidentalmente por uma bala disparada pelo encouraçado Aquidabã. A imagem despencou do alto da torre, sofrendo poucos danos, apesar da altura de 25 metros. Essa imagem e a bala estão guardadas na sacristia da Igreja.


Igreja de N.S.da Lapa dos Mercadores (séc.XVIII)
Rua do Ouvidor, 35
Tel: 2231-2339 / 2509-2339
Horário: Seg a Sex: das 8h às 14h


Fontes de Consulta:
- “Arquitetura Religiosa Colonial no Rio de Janeiro”. Sandra Alvim – Edit.UFRJ / IPHAN / Pref.do RJ – 1997. - “O Barroco Carioca”. Júlio César Machado - RioArte e GRD – 1987.
- Folder: “Igrejas do Centro Histórico do Rio de Janeiro”. IPHAN - Ministério da Cultura – 1997.
- “Guia das Igrejas Históricas da Cidade do Rio de Janeiro”. Prefeitura do RJ - IPLAN Rio – 1997
- Acervo Leo Ladeira

Fotos:
Fachada: Alexandre Siqueira e Leo Ladeira.
Interior: Site Marcílio.com e Leo Ladeira (Imagem da Religião)
compartilhe subir a página
Postagens

Julio Biar [MPB]

Leo Ladeira [Patrimônio Histórico]

Marcelo Aouila [Teatro]

Seu nome:

Comentário:

Observação:
Verifique o texto antes de enviá-lo, pois não será possível modificá-lo ou apagá-lo após o registro.

ATENÇÃO: O seu comentário não será postado automaticamente. Ele passará por uma aprovação antes de ser publicado.



Muito legal saber a história e detalhes das nossas igrejas! Linda matéria!
  Postado por: REGINA CAVALCANTI
  em: 2011-09-23 10:54:53


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem:

Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura