rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
COLUNA PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Leonardo Ladeira ladleo@gmail.com
Retirada de gradis não garante revitalização daquela área deteriorada do Centro do Rio

rioecultura : Praça Tiradentes longe do ideal : Coluna Patrimônio Histórico

No último seis de agosto, uma série de eventos marcou a conclusão das obras de revitalização da Praça Tiradentes, um dos logradouros mais antigos e importantes do Rio de Janeiro.

Com investimentos na ordem de R$ 3,2 milhões, originários do Ministério da Cultura, via Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e da Prefeitura do Rio, a reforma da Praça contemplou instalação de canaletas para escoamento da água da chuva, recuperação das pedras portuguesas, colocação de novas luminárias e alteração dos fluxos de ônibus – vários pontos terminais que ocupavam o entorno da praça foram transferidos para a Avenida Gomes Freire.

Mas a principal intervenção das obras tem sido apontada como a retirada do gradil que circundava a área, e que foi visto com ressalvas por muitas pessoas - o principal temor é que moradores de rua tomem conta do espaço.

O que se constatou na festa de abertura, que aconteceu nos dias 6 e 7 de agosto, é que ainda falta muito que fazer por aquela região do Centro histórico do Rio. Mesmo que a área já concentre boas opções de lazer e cultura, como os Teatros Carlos Gomes e João Caetano, e a Gafieira Estudantina, é necessário criar novos atrativos para que a população volte a freqüentar o espaço.

rioecultura : Praça Tiradentes longe do ideal : Coluna Patrimônio Histórico

rioecultura : Praça Tiradentes longe do ideal : Coluna Patrimônio Histórico

No exterior é comum observar a ocupação de praças e parques com cafés, exposições temporárias, pequenos eventos, tudo com muita segurança e limpeza. No Rio não existe mais a cultura da praça – o carioca da Zona Sul adotou a orla e a Lagoa como lazer. Os únicos parques que se mantêm ‘vivos’ são o Jardim Botânico e a Quinta da Boa Vista. Praças são utilizadas especialmente por crianças e idosos. Por vários motivos, como falta se segurança, não é comum ver pessoas lendo nos bancos ou mesmo utilizando laptops ou outros aparelhos eletrônicos, o que é mais frequente lá fora.

Como fazer com o que carioca se sinta seguro naquela região da cidade se o entorno da Tiradentes está decadente? Circular nos finais de semana por ruas como Gonçalves Ledo, Luis de Camões e outras pode não ser um programa seguro, especialmente para os turistas que desejam apreciar os bens do patrimônio histórico-arquitetônico do Centro.

O casario no entorno da Praça também precisa de cuidados iminentes. Alguns imóveis já foram restaurados, outros estão em processo, mas há vários em estado crítico. Sabe-se que pelo menos três construções foram retiradas do projeto inicial, em função do apertado prazo final do convênio, previsto para dezembro de 2011.

rioecultura : Praça Tiradentes longe do ideal : Coluna Patrimônio Histórico

rioecultura : Praça Tiradentes longe do ideal : Coluna Patrimônio Histórico

O Monumento a D.Pedro I foi restaurado em 2005 e já apresenta sinais de deterioração, como se vê em nossas fotos.

rioecultura : Praça Tiradentes longe do ideal : Coluna Patrimônio Histórico

rioecultura : Praça Tiradentes longe do ideal : Coluna Patrimônio Histórico

A reabertura da Praça Tiradentes é louvável, mas deve-se ter consciência que é apenas a etapa inicial de um processo muito maior. Revitalizar uma área deteriorada é bem mais complexo do que a retirada de gradis.

Fotos: Leo Ladeira.
compartilhe subir a página
Postagens

Julio Biar [MPB]

Leo Ladeira [Patrimônio Histórico]

Marcelo Aouila [Teatro]

Seu nome:

Comentário:

Observação:
Verifique o texto antes de enviá-lo, pois não será possível modificá-lo ou apagá-lo após o registro.

ATENÇÃO: O seu comentário não será postado automaticamente. Ele passará por uma aprovação antes de ser publicado.



Nas sábias palavras de, Leonardo Ladeira, "A reabertura da Praça Tiradentes é louvável, mas deve-se ter consciência que é apenas a etapa inicial de um processo muito maior. Revitalizar uma área deteriorada é bem mais complexo do que a retirada de gradis.' é preciso ir mais além, resgatar o sentido de praça e diversão, aquela região me dá medo, mesmo com reformas e teatros e outras coisas culturais próximas ainda parece um lugar cheio de história abandonado - esquecido!!!
  Postado por: Erick
  em: 2011-11-19 22:42:43


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem:

Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura