news
Merval Pereira assume na ABL e exorta à defesa da liberdade de imprensa
sábado, 24 de setembro de 2011
COMPARTILHE
“No Brasil, ainda enfrentamos ameaças dos mesmos grupos que tentam, mais numa vez, aprovar no Congresso uma legislação que controle os meios de comunicação”, afirma o novo ocupante da Cadeira 31

O Acadêmico Eduardo Portella, em seu discurso de recepção, fez uma veemente defesa da liberdade de imprensa e da democracia (“A corrida de obstáculos da democracia de massas é produtora de ruídos e armadilhas imprevisíveis”), e condenou a corrupção , o neopopulismo e o hiperpresidencialismo em curso no país

O jornalista e escritor carioca Merval Pereira, 61 anos, tomou posse na Cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, no Salão Nobre do Petit Trianon. Ele foi eleito no dia 2 de junho deste ano.

Para o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, a presença de Merval Pereira “enriquece a nominata dos nossos sócios e mantém vivo o contingente de jornalistas. E louvo em representação de todos a Euclides da Cunha, o repórter maior”, afirmou.

Merval Pereira afirmou em seu discurso que o Brasil ainda é uma exceção em um continente cada vez mais dominado por governos autoritários ou simples ditaduras: “Apesar disso, aqui também enfrentamos ameaças à liberdade de expressão. Os mesmos grupos tentam mais uma vez aprovar no Congresso uma legislação que controle os meios de comunicação, embora a própria Presidente Dilma já tenha declarado que a liberdade de expressão é fundamental na democracia”.

O novo Acadêmico é autor, entre outros, do livro “O lulismo no poder”. Atualmente é colunista do jornal O Globo e comentarista político da Globonews e da rádio CBN. Ele substituirá o Acadêmico, romancista e médico Moacyr Scliar, falecido em fevereiro passado. A Cadeira 31 tem como fundador Luís Guimarães Junior, e patrono, Pedro Luís. Foi sucessivamente ocupada por João Ribeiro, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, José Cândido de Carvalho e Geraldo França de Lima, substituído por Scliar em 22 de outubro de 2003.

Merval Pereira foi recebido pelo Acadêmico Eduardo Portella, que proferiu o discurso de recepção. A comissão encarregada de introduzir o novo Acadêmico foi formada pela Acadêmica Nélida Piñon, e os Acadêmicos Domício Proença Filho e Geraldo Holanda Cavalcanti. Ainda de acordo com o cerimonial de posse, a aposição do colar foi feita pelo Acadêmico Arnaldo Niskier, a entrega da espada pelo Acadêmico José Sarney e a entrega do diploma pelo Acadêmico Candido Mendes de Almeida.

Em seu discurso Eduardo Portella afirmou: “A corrida de obstáculos da democracia de massas é produtora de ruídos e armadilhas imprevisíveis. Mas a imprensa continua sendo a tribuna insubmissa, enérgica, demarcada hoje nos tempos nublados da derradeira modernidade, que há muito prefiro chamar de baixa modernidade. Quem tiver alguma dúvida, leia ou escute a palavra elucidativa de Merval Pereira. Ela e ele são protagonistas veementes dessa narrativa democrática, justamente agora, quando a indiferença e a agonia começam a anunciar a pós-democracia. A imprensa independente tem conseguido barrar a corrida frenética do ‘hiperpresidencialismo”, do parlamentarismo desidratado, e dos aparelhos ideológicos de Estado”.

A mesa foi constituída, além de Vilaça e Portella, pelo Presidente do Senado e Acadêmico José Sarney, pelos Senadores Lindberg Faria e Agripino Maia, e pelos Ministros do Superior Tribunal Federal Carmen Lucia e Ayres Brito. Estiveram presentes também o Presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, o Vice-Presidente das Organizações Globo, José Roberto Marinho, o Diretor de Jornalismo da Rede Globo de Televisão, Ali Kamel, o ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau, o Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Risolia, o Ministro- chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Moreira Franco, e o ex-Governador de São Paulo José Serra, também candidato a Presidente da República na última eleição pelo PSDB.

COMPARTILHE
Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.