news
Árvore da Lagoa e seu trânsito preocupam moradores.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
COMPARTILHE
A Árvore da Lagoa, que será inaugurada no próximo dia 29, às 20h, terá mais novidades neste seu 13º ano. Todos os sábados, às 21h, haverá shows com fogos de artifício instalados nas laterais e no topo. E, diariamente, às 20h, 21h e 22h, um carrilhão eletrônico instalado dentro da estrutura reproduzirá canções, gravadas na Itália, com sinos tocados manualmente por sineiros profissionais. As pessoas que passarem pela Lagoa poderão ouvir as música tema da árvore e o tradicional Jingle Bells.

O carrilhão eletrônico é semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Porém, a inovação não agradou a todos. Para Evelyn Rosenzweig, presidente da Câmara Comunitária do Leblon, o resultado disso tudo é negativo.

– A simples presença da árvore causa um trânsito enorme. Acho Natal lindo, mas tem que pensar em quem mora perto antes de fazer isso – afirmou Evelyn, que não acredita que a prefeitura possa fazer alguma coisa. – O prefeito não tem alcance, porque é algo enorme, foge do controle. Fora que atrai ambulantes e aquela área vira um banheiro público.

A presidente da Associação de Moradores do Jardim Borânico, Lucy Castilho, também acha que a Árvore da Lagoa já causa transtorno mesmo sem essas inovações.

– Já temos um entupimento aqui na região. Pelo visto, vai ser pior. O nosso bairro não tem banheiro público, e os bares vão acabar servindo de banheiro para os apreciadores da árvore. Quanto ao trânsito, a gente não consegue entrar e sair de casa com esse transtorno. – disse Lucy.

Providências

Apesar da megaestrutura montada na Lagoa Rodrigo de Freitas, Marilene Ramos, secretária estadual de Ambiente, presente na coletiva de imprensa para o lançamento da árvore, realizada ontem, assegurou que os cuidados com o meio ambiente na região estão sendo tomados.

– A montagem também remete a uma questão ambiental. Estão tomando todo o cuidado com limpeza, beleza e preservação – afirmou Marilene, completando que pretende intensificar a parceria da pasta com a Bradesco Seguros e Previdência, empresa patrocinadora do evento.

Para minimizar os estragos no meio ambiente, Jorge Nasser, diretor da Bradesco, informou que, desde o ano passado, os geradores usados são movidos a biodisel e as emissões de gás carbônico na atmosfera proporcionadas pela montagem, exibição e desmontagem serão neutralizadas pelo plantio de árvores, através de uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

Porém, para solucionar os transtornos causados no trânsito ainda não há nenhum esquema montado. Com a quantidade de pessoas atraídas pela árvore, o fluxo de carros na Lagoa aumenta muito. Nasser ressalta que o trânsito não é uma atribuição da Bradesco, mas vai auxiliar a prefeitura, cedendo alguns profissionais.

Até às 20h de terça, a Cet-Rio não soube informar sobre qualquer esquema especial para o período de duração da árvore.

A árvore só deve ficar pronta no dia 28, um dia antes da inauguração. Cerca de 1.800 funcionários trabalham na montagem do maior adereço natalino flutuante do mundo – com certificação no Guiness Book – com 85 metros de altura, 810 metros de base, 530 toneladas, 11 flutuantes, 52 mil metros de mangueiras luminosas, 1.600 estrobos e 2,9 milhões de microlâmpadas.

A festa de inauguração começará às 20h, no Parque do Cantagalo, na Lagoa, e estão previstos concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e shows com Elba Ramalho, João Bosco e Roberta Sá.

Fonte: Jornal do Brasil [18.11.08]
Matéria por Carolina Bellei

COMPARTILHE
Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.