news
RIO DE JANEIRO AQUECE MERCADO CINEMATOGRÁFICO
terça-feira, 22 de setembro de 2009
COMPARTILHE
O Rio de Janeiro servirá como cenário para mais um longa de repercussão internacional, dessa vez a cidade maravilhosa receberá as filmagens do “Rio, eu te amo”, da franquia Cities of Love, realizadora de “Paris, je t´aime” e “New York, I love you”. O filme brasileiro tem orçamento estimado de R$ 20 milhões e movimentará a economia do audiovisual até o seu lançamento previsto para 2011. As filmagens devem acontecer entre maio e agosto de 2010 e neste período um time de profissionais e talentos internacionais de primeira linha passarão pelo Brasil interagindo com os talentos nacionais e a equipe majoritariamente brasileira. A equipe, de aproximadamente 250 profissionais (empregos diretos), terá 70% de brasileiros, considerando todas as etapas do filme, de seu desenvolvimento à conclusão.

Segundo o CFO da Primum, Christian de Castro, o filme se contextualiza na inserção do Brasil na primeira linha dos destinos turísticos mundiais e reforça sua importância econômica cada vez mais determinante no mundo do entretenimento mundial. Castro vê muitas evidências, como a realização dos Panamericanos em 2008, a seleção para a Copa de 2014, a disputa pelas Olimpíadas de 2016, o crescimento da Maratona do Rio, a cidade como parada obrigatória das grandes turnês mundiais dos principais artistas internacionais – Madonna, U2, Radiohead, Police e outros. Neste sentido, este projeto coloca o Rio e o Brasil no centro do cenário da produção audiovisual mundial, mostrando que produzimos com padrão de qualidade internacional, muita criatividade e profissionais de alto nível.

“Pela complexidade da estruturação financeira do projeto nos colocaremos também como jogadores neste mercado internacional de entretenimento cada vez mais globalizado, onde a fronteira entre os eventos ao vivo (presenciais) e cinematográficos é cada vez mais tênue em função do desenvolvimento e capilaridade das novas tecnologias de captação, distribuição e exibição das imagens”, explica Christian.

“Cities of Love™” é uma série de filmes que ilustra a universalidade do amor nas mais importantes cidades do mundo. Cada episódio é um filme coletivo composto por pequenas histórias, criadas por alguns dos mais criativos diretores de diferentes nacionalidades. A cidade enfocada no episódio tem suas qualidades e características iluminadas por histórias e sentimentos que cativam todos os públicos. O objetivo é celebrar, ao mesmo tempo, o único e o universal nas mais diversas expressões humanas de amar. Serão três diretores brasileiros, três americanos, quatro do resto do mundo e ainda haverá mais um diretor brasileiro encarregado de conduzir as transições entre os diversos segmentos, que dará unidade às dez histórias.

A Primum Entertainment Group adquiriu os direitos de produção do “Rio, eu te amo” e reuniu as produtoras Limite Produções (responsável pela produção brasileira), Oz (empresa de cinema, teatro e música de Jonas e Dan Klabin), Villa Filmes (de Fernando Serzedelo, produtor executivo de filmes internacionais de grande porte aqui realizados, como Hulk), BossaNovaFilms (produtora paulista no ranking das 5 maiores do Brasil).

Christian de Castro trabalhou no mercado financeiro (Garantia e Unibanco) e criou a BSB Cinema Produções junto com seu irmão, o diretor Erik de Castro, em 1995. Produziu os filmes “Senta a Pua!”, “A Cobra Fumou” e “Federal” (estreia em 05/03/2010). Desenvolveu, com a Rio Bravo Investimentos, o primeiro fundo privado de investimento na indústria do audiovisual brasileira, o RB Cinema I Funcine, que entrou em operação em janeiro de 2006.

Em janeiro de 2007, tornou-se CFO da Vereda Filmes, uma distribuidora internacional de filmes a qual foi um dos principais criadores, cuja proposta, inédita no Brasil, incluía a participação no processo de estruturação de projetos audiovisuais. No final de 2007, foi convidado para reestruturar a distribuidora Lumière, responsável por “Cidade de Deus” e “Central do Brasil”.

Em setembro de 2008 foi assessor da diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine), especializado em assuntos financeiros e comerciais relacionados à atividade audiovisual. Desde o início de 2009, passou a integrar a nova equipe da RioFilme como diretor comercial na nova gestão, que tem como um dos seus diferenciais, tornar a empresa sustentável em suas operações reembolsáveis.

COMPARTILHE
Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.