news
Mais Cultura - Edital selecionará primeiros cinco Pontões de Livro e Leitura
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
COMPARTILHE
O Ministério da Cultura lançou edital nacional para a seleção de 40 Pontões de Cultura a serem implementados e desenvolvidos por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos e de natureza cultural. Desses, serão contemplados cinco Pontões com foco na temática de Livro e Leitura.

Esse é o primeiro edital do MinC, por meio dos programas "Mais Cultura" e "Cultura Viv", que selecionará Pontões específicos para atuar em parceria com os Pontos de Leitura. A ideia é selecionar um Pontão de Livro e Leitura em cada região do país.

Os "Pontões de Cultura de Livro e Leitura" terão como atribuições, dentre outras: capacitar e formar agentes de cultura vinculados aos Pontos de Leitura; organizar fóruns, encontros e atividades que promovam a troca de experiências e sirvam para articular uma rede de Pontos de Leitura; e coordenar outros projetos, programas e ações voltadas para a área do livro, leitura e literatura.

O prazo final para a inscrição dos pré-projetos é 4 de setembro e a entrega da documentação até dia 18 do mesmo mês. Saiba como se inscrever [http://www.cultura.gov.br/site/2009/07/23/edital-pontoes-de-cultura-2009/].

:: Pontos de Leitura

Os Pontos de Leitura são iniciativas sociais espontâneas de incentivo à leitura em diversos locais, como bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, hospitais, sindicatos, presídios, associações comunitárias, entre outros.

A seleção dos Pontos de Leitura ocorreu por meio do Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis. Ao todo, foram 514 iniciativas contempladas com kits com acervo de 650 livros (50% de obras de ficção, 25% de não-ficção e 25% de referência), computador, mobiliário, almofadas, pufes e tapete, além de gibis da Turma da Mônica doados por Maurício de Sousa.

:: Mais Cultura

A partir deste ano, a ação Pontos de Leitura foi descentralizada, sendo executada diretamente por estados e municípios que assinaram o acordo de cooperação para implementação conjunta do Mais Cultura. Os entes federados parceiros recebem recursos do Programa.

O Mais Cultura integra a Agenda Social do Governo Federal e é direcionado preferencialmente à população de baixa renda, especialmente jovens da classe C, D e E, residentes nos Territórios da Cidadania e nas áreas atendidas pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci/MJ). O principal objetivo é democratizar o acesso da população a bens e serviços culturais.

Mais informações no site mais.cultura.gov.br

(Comunicação SAI/MinC)

COMPARTILHE
Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.