news
Obra "Retrato de Meu Pai" integra acervo do MNBA
domingo, 19 de julho de 2009
COMPARTILHE
A tela Retrato de Meu Pai, do pintor Jorge Mori, integra o acervo da Galeria Brasileira de Arte Moderna e Contemporânea do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), desde o final do mês de junho. A obra é um óleo sobre tela, de 1946, doado ao museu pelo artista plástico paulista, filho de imigrantes japoneses e um dos mais importantes autores nacionais da pintura moderna.

É um de seus trabalhos mais conhecido e foi pintado quando ele tinha apenas 14 anos. O quadro integrou a mostra Foujita, Kaminagai e o jovem Mori, realizada no Centro Cultural do Banco do Brasil, em São Paulo, em 2008, em homenagem ao centenário da imigração japonesa. É a primeira obra do artista a fazer parte do acervo do MNBA.

Jorge Mori - Nascido em São Paulo em 20 de outubro de 1932, começou seu aprendizado muito cedo. Aos nove anos já estudava pintura com Yoshiya Takaoka, renomado pintor nipo-brasileiro. Aos 13 anos participou do Salão dos Recusados do 11º Salão Paulista de Belas Artes e com 15 anos realizou sua primeira mostra individual, na Galeria Itá, em São Paulo. Sua obra é classificada como realista, um passeio por paisagens retratadas com grande precisão, contendo naturezas mortas severas e despojadas. Após ter recebido medalha de bronze pela participação no Salão Nacional de Belas Artes, em 1949, partiu para a França, onde viveu e estudou por 26 anos. Regressou definitivamente ao Brasil em 1979.

(Texto: Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Assessoria de Imprensa do MNBA)

COMPARTILHE
Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.