news
Uma aula de história e de biologia,Mostra com mais de 200 itens, muitos do acervo de universidades portuguesas, reabre cinco salas do Museu Nacional.
fonte: Rio Show - O Globo - 17/10/08
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
COMPARTILHE
Tudo que envolve a mostra “Gabinete transnatural de Domingos Vandelli”, em cartaz desde quarta-feira no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, é grande. Para começar, reabre cinco salas que ficaram em obras por três anos. A recuperação, que incluiu a restauração do prédio e de animais taxidermizados, como um elefante, custou R$ 1,5 milhão.



A exposição, com mais de 200 itens, se estende por 600 metros quadrados e reúne parte dos acervos das universidades de Coimbra e de Lisboa, além de peças do Museu Nacional. Também há obras contemporâneas inspiradas no trabalho do médico e naturalista Domingos Vandelli (1735-1816), italiano que viveu em Portugal.



O significado também é rico: — A mostra liga história, biologia e economia. Por exemplo, a trajetória da Quinta, que recebeu acervo proveniente de expedição organizada por Vandelli e também já pertenceu a um traficante de escravos, é explorada por meio de itens expostos, como herbários e minerais, além de fotos feitas, no século XIX, em Angola, de onde vieram muitos negros para sustentar a economia da época — diz o curador, Paulo Bernarchina.



COMPARTILHE
Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.