news
Ocupação cultural no Dona Marta começa neste sábado
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
COMPARTILHE
Secretaria de Estado de Cultura lança, neste sábado, a partir das 11h, o Projeto de Ocupação Cultural (POC) na comunidade do Morro Santa Marta, a primeira livre do tráfico de drogas e em processo de ressocialização. Será um dia de festa, repleto de atividades culturais, com apresentações de grupos de samba, pagode, hip-hop, chorinho, oficinas de arte, entre outras atividades.

Na ocasião, haverá, ainda, exibição do filme "Meu Nome Não é Johnny", seguida de debate com participação especial de João Guilherme Estrella, protagonista do livro de Guilherme Fiúza em que se baseia o longa-metragem, e de Jovem Cerebral, ativista do Movimento Social Hip Hop e vocalista da banda Stereo Maracanã. A festa conta com parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Para a secretária de Cultura, Adriana Rattes, é dever do Estado promover atividades culturais, principalmente nas comunidades mais carentes, e desenvolver as potencialidades do setor nessas áreas.

- O nosso papel é o de descobrir em que podemos ajudar e o que precisamos fomentar em termos culturais - afirma a secretária, acrescentando que o projeto vai continuar até 2010, com atividades permanentes nestas comunidades.

O Projeto de Ocupação Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, prevê a realização de oficinas de arte nas áreas de música, dança e fotografia, entre outros segmentos. As aulas acontecem nas próprias comunidades e a maior parte dos oficineiros também são oriundos desses locais. Segundo a Superintendente de Ação Cultural, Renata Monteiro, a secretaria está realizando um levantamento das atividades culturais já desenvolvidas no Santa Marta para selecionar as oficinas que serão oferecidas, gratuitamente, à população.

- A idéia é potencializar e fomentar as atividades artísticas locais. Estamos fazendo um mapeamento para lançar as oficinas, explica Renata, lembrando que a iniciativa segue os moldes das atividades que vêm sendo desenvolvidas nas comunidades onde o Programa já atua.

Em outubro, a Secretaria de Estado de Cultura lançou o Projeto de Ocupação Cultura nas quatro comunidades atendidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento: Complexo do Alemão, Pavão/Pavãozinho, Rocinha e Complexo de Manguinhos. Nessas áreas, as aulas de música, teatro, dança, literatura, grafite, maquete e fotografia estão em pleno andamento.

A seleção das oficinas foi feita a partir de visitas e reuniões das quais participam a equipe da Secretaria, as associações de moradores e grupos artísticos e culturais locais. Foi realizada, ainda, uma série de encontros na própria Secretaria com lideranças comunitárias e agentes culturais.

Após o levantamento, foram identificados agentes ligados às áreas descritas, para que eles, com apoio e coordenação da equipe do POC, possam ministrar as oficinas. Os encontros também permitiram descobrir as demandas, os anseios e as necessidades dos moradores em relação ao desenvolvimento das atividades culturais.

Fonte: JB Online [12.02.09]

COMPARTILHE
Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.