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CONHEÇA MAIS Fachada: A atual fachada é resultado de uma ampliação da igreja no século XVIII e de uma reforma na década de 20 desse século, quando foram inseridos elementos neocoloniais. A igreja não possui torres. Uma platibanda com três arcadas dá um toque peculiar à fachada de alvenaria, com finas pilastras de cantaria encimadas por coruchéus. O frontispício é terminado por singelas formas sinuosas de cantaria. Os sinos estão instalados em arcadas duplas, no telhado do convento, próximas do beiral. No pórtico, encontra-se um nicho de granito com a imagem de Santo Antonio do Relento. Interior: A igreja não possui altares e capelas laterais, tradição da arquitetura franciscana. A decoração barroca está concentrada na capela-mor, inteiramente recoberta de talha dourada. Os altares possuem arquivolta e datam do início do séc.XVIII, apresentando folhas de acanto, cachos de uvas, folhas de parreiras e meninos. A base da talha da capela-mor é vermelha, enquanto que a dos altares laterais e do púlpito é azul. A nave apresenta ainda grandes pinturas com cercaduras de talha, retangulares e octogonais. Os 16 painéis pictóricos do teto e das laterais da capela-mor destacam-se da talha por seu fundo escuro. Planta: Nave única, capela-mor com tribunas e teto abobadado com clarabóia, coro e dependências. CRONOLOGIA 1592 - Chegam ao Rio os primeiros frades franciscanos. 1607 - Os frades recebem doação do terreno do convento, localizado no Morro do Carmo, que passa então a se chamar Morro de Santo Antonio. 1608 - Pedra fundamental do convento. (Projeto: frei Francisco dos Santos). 1615 - Celebração da primeira missa na igreja do convento. 1617/28 - Conclusão da igreja. 1619 - Construção da Capela da Imaculada Conceição. 1620/24 - Execução dos retábulos. 1629/30 - Douramento dos retábulos. 1653 - Reconstrução da Capela da Imaculada Conceição. 1696 - Segundo projeto do convento, por Francisco da Porciúncula. 1701 - um alpendre é acrescentado à igreja. 1710 - Construção da Capela da Porciúncula, no claustro. A imagem de Santo Antônio recebe a patente de capitão de infantaria por ter inspirado uma reação ao ataque dos corsários franceses. 1714 - Construção da sacristia. 1748 - Obras de ampliação do convento. 1761/64 - Construção da Capela do Ecce Homo, no claustro. 1773 - Construção da Biblioteca e da Capela de Jesus, Maria e José (claustro). 1777 - O pórtico recebe a imagem de Santo Antônio do Relento. 1810 - D.João VI promove à sargento-mor a imagem de Santo Antônio. 1814 - A imagem de Santo Antônio é promovida a tenente-coronel. 1910 - 17 famílias que viviam nos terrenos do convento são desalojadas e têm suas casas demolidas. Com o material resultante da demolição, é construído o muro na parte sul. 1920 - Reconstrução da fachada, em estilo neocolonial. 1932 - O órgão barroco de 1758 é substituído por outro. 1936 - Construído o Mausoléu Imperial. 1953 - Segunda restauração do Convento. 1954 - Construção do túnel. 1984 - Terceira restauração do Convento. PATRIMÔNIO - Imagem de Santo Antônio (capela-mor) - Imagem de São Francisco (lado da Epístola) - Imagem da Imaculada Conceição (1620/30) - lado do Evangelho - Pinturas da capela-mor - episódios da vida de Santo Antônio. Anônimos (oito no teto e oito nas paredes) - Pinturas do arco-cruzeiro (séc.XX) - Bustos dos santos franciscanos mártires (1597) - balaustrada do coro - Retábulos barrocos da nave - Órgão alemão de 1932 - do original, em estilo barroco, de 1758, só restaram os seis anjos que adornam as caixas. - Confessionários - com delicados trabalhos em madeira. - Pinturas da capela-mor - com cercadura de talha, contando a vida de Santo Antônio - Anjos com Luminárias (dois) - Púlpito em madeira - Imagem de Santo Antonio do Relento - oratório em nicho de granito, no exterior SACRISTIA - Pinturas maiores (cinco) do teto - cenas da vida de Santo Antônio - Pinturas menores (doze) - paisagens e emblemas de Santo Antônio - Painéis de azulejos (séc.XVII) - cenas da vida de Santo Antônio - Arcaz (1745) - cenas da vida de Santo Antônio - Piso de mármore de Extremoz - Lavabo de mármore português com a estátua da Pureza Claustro - Capela da Porciúncula - Capela de N.S.das Dores - Capela de São Joaquim - Capela do Ecce Homo - com imagem de N.S.da Conceição - Capela de Jesus, Maria e José - Nicho com imagem de Cristo Crucificado - Nichos com representações do nascimento e morte de São Francisco Mausoléu Imperial - Túmulos de d.João Carlos Barromeu (filho de d.Pedro I e d.Leopoldina), de d.Antonio Afonso e d.Afonso (filhos de d.Pedro II e d.Teresa Cristina) e o antigo esquife de d.Leopoldina. |
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