Pedro de Moraes – 19 imagens
rioecultura : EXPO Pedro de Moraes – 19 imagens : Pequena Galeria 18
COMPARTILHE
Abertura: 1 de dezembro de 2008
Encerramento: 9 de março de 2009
Em comemoração aos seus 50 anos de trajetória, nascido em 1942, Pedro de Moraes mostra um insuspeitado universo feminino, igualmente denso mas coberto de poesia e lirismo. São 19 fotografias que têm a mulher como tema.

Foi o Mario Cohen [dono da Pequena Galeria 18] quem descobriu isso. Eu nem tinha percebido esse recorte no meu trabalho”, se espanta Pedro de Moraes. “A fotografia do Pedro captura uma despretensão difícil de capturar, e encontra a elegância difícil de encontrar”, observa Mario. Ele conta que sua visão do trabalho do Pedro também era a que todos conhecem, seu engajamento político e social. “Mas por trás disso há um homem”, diz. “É um lado mais leve... É mal de família, está no DNA”, brinca Pedro, referindo-se a seu pai, o poeta Vinicius de Moraes [1913-1980]. Ele ressalta que o assunto de seu interesse é o ser humano. “É isso que me importa”. Em relação às mulheres, ele diz que “80% de tudo o que aprendeu foi com elas”.

As fotografias, todas feitas analogicamente em uma câmera Laica ou Rolleiflex, cobrem um período que vai do início dos anos 1960 aos tempos atuais. Morador do Sul da Bahia desde o início dos anos 1980, Pedro de Moraes mostra em seu trabalho flagrantes de brincadeiras de roda, da moça com lata d´água na cabeça, a cumplicidade de casais apaixonados. Há também fotos feitas no Rio, como a que mostra a jovem Maria Bethânia, em um perfil de camafeu, e Isa Hertz, na praia do Diabo, em Ipanema, com um ousado biquíni para o início dos anos 1960.

Admirador do lendário correspondente de guerra, o fotógrafo húngaro Robert Capa [1913-1954], que afirmava: “Se as fotografias não são suficientemente boas, é porque não se está suficientemente perto”, Pedro de Moraes busca a espontaneidade em seu trabalho. Para isso, muitas vezes camufla sua câmera, para não ser percebido pelo sujeito fotografado. Isso confere ao espectador a sensação de cumplicidade com a cena, ao mesmo tempo em que permanece algo oculto, misterioso, para além do que está ali.
Local:
Pequena Galeria 18
Avenida Atlântica, 1782 - loja F
[ao lado do Copacabana Palace]
Copacabana
(21) 2549-3897

Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 11h às 19h
Sábados, agendamento pelo telefone 2549.3897

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.