AI(S) Nunca Mais
rioecultura : EXPO AI(S) Nunca Mais : CAIXA Cultural Rio <br>[Unidade Almirante Barroso]
COMPARTILHE
Abertura: 24 de novembro de 2008
Encerramento: 14 de dezembro de 2008
São 23 anos de democracia desde que a ditadura militar chegou ao fim, mas ainda assim são poucas as imagens que realmente demonstram a repressão e o clima tenso da época.

A mostra traz fotos que foram censuradas nos tempos de chumbo. Estarão expostas imagens dos acervos do Jornal do Brasil, O Globo e do extinto Correio da Manhã. A intenção é fazer com que a fotografias levem os visitantes a uma viagem cronológica, mostrando, numa linha do tempo ilustrada, o que foi a ditadura. Ao mesmo tempo, as imagens estarão intercaladas com os artigos da Declaração dos Direitos Universais do Homem que, este ano, completa 60 anos. O objetivo desse contraste é apresentar as infrações cometidas na época sobre os direitos humanos. As fotos irão mostrar desde o aparato de segurança que cercou a assinatura do Ato Institucional Número 5 (AI-5), até os conflitos entre as facções de esquerda e o regime, após sua edição.

Merece destaque a seqüência de imagens da própria assinatura do AI-5, no Palácio Guanabara. Caminhões do Exército garantiram a "tranqüilidade" daquela decisão que mandaria "às favas os escrúpulos", como resumiu Jarbas Passarinho, logo depois de assinar o documento. Além de fotos no formato normal, ampliadas e emolduradas, a exposição também exibirá fotografias em sistema digital e monitores LCD. Haverá ainda instalações interativas que exibirão filmes sobre a ditadura e uma mesa de luz com negativos, contatos fotográficos e conta-fios, que mostrará como era o processo de ampliação das fotos na época.



Veja mais imagens, clique aqui.
Local:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]

Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.