Franklin Cassaro - Antropofagia Industrial Alienígena (A.I.A.)
rioecultura : EXPO Franklin Cassaro - Antropofagia Industrial Alienígena (A.I.A.) : Galeria Artur Fidalgo
COMPARTILHE
Abertura: 26 de novembro de 2008
Encerramento: 15 de janeiro de 2009
Espaçonaves, aliens, personagens de histórias em quadrinhos e peças inusitadas. São essas as obras que Franklin Cassaro, um dos importantes artistas contemporâneos brasileiros surgidos na década 1990, apresenta na Galeria Artur Fidalgo.

São dois conjuntos de esculturas que fazem referência a HQ, cordel, manifestações da cultura de massas e da pop arte, dialogando de forma humorada com o universo da mitologia contemporânea. O primeiro é composto de peças de folha de alumínio, algumas utilizando papel de embrulhar bombom e outras embalagens descartáveis. Outro grupo de peças é formado por “Fatos de Mercado”, esculturas compostas de esferas de MDF (aglomerado de madeira) acolchoadas. Reunidas, elas formam os membros do corpo de um “alien”, combinando o geométrico e o figurativo. Cassaro conceitua os trabalhos da exposição como “outraciclagem”, numa referência à reciclagem.

Entre as peças de folha de alumínio estão a “Medusa Dread”, "Esqueleto Reciclóide Verde", "Lady Joaninha" , “Yara” e o “Homem de Ferro Reciclóide”. Compõem a série “Fatos de Mercado” – o nome “Fatos” remete a acontecimento e a traje, roupa – um revestido de estampa de camuflagem e outro de motivos florais. O artista criou ainda um “Fatos de Mercado” de resina, transparente, que ficará em pé no meio da galeria e permitirá ver através dela, distorcendo as imagens. O Fatos de Mercado é o que poderíamos chamar, numa referência ao universo da ficção científica, de replicante: ele pode ser produzido em escala “industrial” utilizando caixas de pizza, tampinhas de garrafa ou qualquer outro material esférico encontrado no dia-a-dia.

Completam ainda a exposição duas esculturas, cada uma delas ocupando uma parede da galeria e formada por duas “espaçonaves” pequenas, de folha de alumínio, ligadas por uma linha preta que desenha o espaço como o rastro do seu vôo. Poderiam ser as naves dos “seres” expostos, os Antropófagos Industriais Alienígenas do título.
Local:
Galeria Artur Fidalgo
Rua Siqueira Campos 143, loja 147
Copacabana
(21) 2549-6278

Funcionamento:
de 2ª a 6ª feira, das 10h às 19h
Sábado, das 10h às 14h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.