A exposição vem ressaltar a importância da água para nossa vida e questiona o uso inteligente das águas e seu futiro.
Os principais problemas ambientais que envolvem os mananciais de água, a partir do cruzamento entre aspectos científicos, políticos e culturais, enfatizando a interdisciplinaridade e a multiplicidade de focos sobre a questão dos recursos hídricos e ampliando o âmbito deste debate, geralmente confinado a especialistas.
Água: fonte da vida
O combate às mudanças climáticas, a luta pelo acesso à água e a importância deste recurso como fator de desestabilização da vida sobre a Terra são alguns dos principais assuntos abordados em todo o mundo por ambientalistas e líderes. Para eles, em poucos anos e muitos países a água será um problema extremamente sério, principalmente devido ao aumento da população e às estratégias de alguns governantes que decidiram ignorar a importância desse bem tão precioso Segundo afirmou o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, durante o lançamento do documentário Aquecimento Global: uma Verdade Inconveniente, a água, em breve, será um bem de consumo precioso, mais valioso até do que o petróleo.
A exposição é multidisciplinar, abordando aspectos culturais, físico-químicos, biológicos, sociais e políticos associados à água. O objetivo é conscientizar o visitante sobre sua importância na preservação da vida e mostrar como ela está presente na cultura brasileira e mundial. São quatro ambientes, cada um deles tratando de uma abordagem: H2O - elemento da vida; H2O - molécula da vida; H2O - matéria da vida; e H2O - futuro da vida.
A segunda etapa do projeto H2O ocorrerá em março, com a realização de um seminário reunindo importantes autoridades que debaterão as principais questões que envolvem a formulação e a execução de políticas públicas voltadas para os recursos hídricos no país, abordando projetos, perspectivas e estratégias para o futuro da água no planeta Terra.
Local: ARTE SESC Rio
Rua Marquês de Abrantes, 99
Flamengo
(21) 3138-1343
Funcionamento:
De 3ª feira a sábado, das 12h às 20h Domingo, das 11h às 17h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair.