Circuito de exposições permanente : Núcleo 1 : ORERETAMA
rioecultura : EXPO Circuito de exposições permanente : Núcleo 1 : ORERETAMA : Museu Histórico Nacional (MHN)
COMPARTILHE
Abertura: 2002
Encerramento: Exposição de longa duração - sem data de término
Quando, na passagem do século XV para o XVI, os europeus entraram em contato pela primeira vez com os habitantes do Novo Mundo, as populações indígenas já aqui viviam há pelo menos 500 séculos. Ao longo de tão vasto tempo, essas populações foram se adaptando ao meio ambiente e aqui construíram suas moradas, seus utensílios, seus mitos e saberes, sua cultura – numa palavra, oreretama – que significa nossa terra, nossa morada em tupi, tronco lingüístico ao qual pertence um grande grupo de indígenas, descendentes dos primeiros habitantes desse imenso território tropical.

Foi somente no século XX que se intensificaram as pesquisas arqueológicas no Brasil. O esforço e a dedicação de várias gerações de arqueólogos possibilitaram encontrar, identificar e classificar vestígios materiais deixados por essas populações, sinais e fragmentos da vida ativa dessas sociedades. E, a partir deles, fazer-se uma reconstituição aproximada dos ritos, lendas, artes, comunicação e organização social, entre outros saberes e fazeres dos nossos ancestrais nativos.

A preservação desses bens culturais proporciona, assim, uma base física para estudarmos o processo de formação da identidade cultural, aqui concebida como um processo de reconhecimento de nossa própria nacionalidade.
Local:
Museu Histórico Nacional (MHN)
Praça Marechal Âncora, s/n
Centro
(21) 2550-9221

Funcionamento:
Quarta a sexta - das 10h às 17h
Sábado e domingo - das 13h às 17h.

Ingresso:
O MHN está temporariamente com entrada gratuita. Não é preciso a retirada antecipada de ingresso.

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.