|
Abertura: 8 de novembro de 2008 |
Encerramento: 27 de dezembro de 2008 |
Contada através de fotografias, feitas por crianças, do antigo Casarão de Botafogo, onde funcionará, em 2009, a Casa Daros.
O processo usado para fotografar foi artesanal, o pinhole (literalmente, buraco de alfinete). O registro das imagens foi feito com caixinhas de filme e latas velhas de leite em pó por crianças e jovens que moram na favela da Maré, e alunos das escolas municipais Francisco Alves e João Saldanha, em Botafogo. A idéia de exibir as fotografias mágicas e impactantes surgiu após a realização de quatro oficinas, em 2007, na Casa Daros, em Botafogo, sob coordenação do fotógrafo Bira Carvalho, do projeto Imagens do Povo do Observatório de Favelas.
A exposição ocupará três salas do Museu, e abrangerá fotografias emolduradas na parede, um álbum com todas as fotografias feitas, 23 câmeras artesanais de pinhole e cinco câmeras escuras portáteis.
No dia da abertura da mostra, o público pôde ver fotos e um vídeo que documentaram as oficinas. Próximo à exposição foi construída uma câmara escura, como uma grande lata de pinhole, para que o público pudesse entrar e ver o princípio da formação da imagem e entender como se produz a fotografia.
Haverá ainda programação paralela com oficinas de pinhole para escolas previamente agendadas. Mais informações com a CW&A comunicação pelos telefones (21) 2286-7926 ou (21) 2285-8687. |
Local:
Museu da Maré (MM)
Avenida Guilherme Maxwell, 26
Maré
(21) 3868-6748
Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h
Sábado, das 10h às 14h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|