Ocupação Nise da Silveira
rioecultura : EXPO Ocupação Nise da Silveira : Museu de Imagens do Inconsciente
COMPARTILHE
Abertura: 11 SET 22
Encerramento: 10 SET 23
rioecultura : EXPO Ocupação Nise da Silveira

Para comemorar os 70 anos do Museu de Imagens do Inconsciente (MII), a Ocupação Nise da Silveira – uma parceria do Itaú Cultural (IC) com a instituição do Engenho de Dentro e a Sociedade Amigos do MII – chega ao seu território – o espaço criado pela doutora Nise (1905-1999), uma das principais cientistas brasileiras, que redefiniu caminhos da medicina, da filosofia e da arte.

A mostra original ocorreu entre novembro de 2017 e janeiro de 2018 na sede do IC, emSão Paulo. Readequada para a inauguração do novo espaço expositivo do MII, aexposição propõe um mergulho na vida de uma mulher revolucionária: alagoana, estudou na Bahia e viveu no Rio de Janeiro, cercada de gatos, loucos e livros.

Autodenominada uma psiquiatra rebelde, dizia levar um cangaceiro na pele e ergueu uma obra estruturada no afeto. Não a palavra devastada pelo uso banal, e sim o sentimento vivo, posto em prática e presente em seus principais conceitos: emoção de lidar, afeto catalisador, animal coterapeuta; o respeito irrestrito ao ser humano.

rioecultura : EXPO Ocupação Nise da Silveira

Os materiais do acervo pessoal da doutora contam sobre sua família, sua prisão, a relação com o médico e pensador Carl Gustav Jung (1875-1961), a terapia por meio das artes, a arqueologia do psiquismo – sua forma particular de fazer ciência.

Permeada de registros audiovisuais e sonoros, que evocam sua presença e a de seus pares e exploram a palavra e os símbolos, a mostra provoca os visitantes a olhar outra vez para o que nossa sociedade tacha de louco, olhar para si e reconhecer se não somos iguais.

rioecultura : EXPO Ocupação Nise da Silveira

rioecultura : EXPO Ocupação Nise da Silveira

rioecultura : EXPO Ocupação Nise da Silveira
Local:
Museu de Imagens do Inconsciente
R. Ramiro Magalhães, 521
Engenho de Dentro
(21) 3111-7471

Funcionamento:
terças-feiras a sábado, das 10h às 16h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.