|
Abertura: 28 de julho de 2016 |
Encerramento: 30 de agosto de 2016 |
A artista, de origem húngara, Bet Katona abre a exposição “Shoefiti”, com curadoria de José Nasser, na Galeria Toulouse Arte Contemporânea, na Gávea. A mostra apresenta cerca de onze pinturas – acrílica sobre tela – em grandes dimensões.
Ao observar tênis jogados nos fios elétricos das ruas por onde passava, a artista teve a ideia de reproduzir a imagem em telas. E Bet foi além. Desenvolveu uma pesquisa, que surgiu por mera curiosidade. Viajou por diversos países, mas sem necessariamente sair do lugar. ‘Mergulhou’ na internet. Foi à Holanda (Amsterdã), Inglaterra (Londres), Estados Unidos (Nova Iorque), entre outros locais que exibiam pares de tênis em fios de postes, inclusive o Brasil, claro. E pintou todos. Cada detalhe daquele fragmento, dos postes. Às vezes vários pares amarrados e arremessados. E ficou imaginando... Imaginou o motivo. O primeiro que veio à cabeça foi o desapego. O segundo foi a zombaria. Uma pessoa querendo fazer uma gozação com alguém. Mas o fato é que os objetos estavam lá e de lá foram para as telas de Bet, acompanhados de planos de cores e elementos da paisagem urbana.
Os primeiros destes trabalhos puderam ser vistos no evento “Atelier aberto” da antiga fábrica da Bhering, no ano passado. E, no local, conseguiu aprofundar sua pesquisa.
Como tinha o retorno imediato do público, percebeu que o ato era estritamente masculino no âmbito mundial e descobriu também que sobre isso existem diversas explicações, mas não há um consenso do porquê jogar um par de tênis em fios. Gostou tanto do resultado, que resolveu aumentar a série e abrir uma nova exposição. Esta na Toulouse.
A pintura sempre encantou Bet Katona, que iniciou seus estudos na década de 90, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e ingressou profissionalmente nas artes a partir de 2006. No ano de 2009 passou a ser representada pela extinta Galeria Anna Maria Niemeyer. Começou com pinturas abstratas e que evoluíram para o figurativo notadamente a paisagem. “A pintura veio antes de ser artista. Veio de um prazer de ver pintura e o desejo de querer fazer isto e, como interessada, procurei o aprendizado. No inicio da minha formação fiz inúmeros trabalhos abstratos usando cor, planos, gestos e pinceladas no espaço da tela, que aos poucos foram formando paisagens e imagens de objetos, apontando para o trabalho atual”, explica a artista.
Nas outras séries de obras feitas por Bet Katona, pode-se observar a perfeição nos traços gráficos e grandes planos de cor, que formam as séries de paisagens: como “Esculturas Contemporâneas na paisagem”, “Momentos marcantes de determinada cidade”, “Monocromos” (que já têm três sub-séries) e “Híbridos”.
Nesta exposição, o visitante vai conseguir perceber a essência da imagem por simplificação e geometrização da forma. “Em meus trabalhos, procuro a síntese das imagens de paisagens, notadamente urbanas, de interiores e de algumas naturezas mortas. A cor é mais ou menos intensa dependendo da série ou do assunto”, diz Bet.
Os lugares que pinta instiga a memória do observador. Neste momento começa um diálogo silencioso do olho, da imagem e da memória. Vai ser assim com “Shoefiti”. |
Local:
Toulouse Arte Contemporânea
Rua Marquês de São Vicente, 52
Gávea
(21) 2274-4044
Funcionamento:
Horário de funcionamento do Shopping da Gávea
Ingresso:
Entrada Franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|