|
Abertura: 10 de setembro de 2015 |
Encerramento: 18 de outubro de 2015 |
Considerada a maior colônia de pescadores cearenses no Maranhão, a cidade de Raposa é nacionalmente conhecida pelo seu artesanato em renda de bilro que, ao lado da atividade pesqueira e do turismo, constitui a principal fonte de renda do município. Tapetes, toalhas de mesa, esteiras, colchas, xales, como também renda em metro e apliques compõem a produção dessas mulheres, que aprenderam com suas mães e avós e transmitem o saber para as gerações mais jovens, contribuindo para a manutenção dessa arte que tem, mais do que seu valor comercial, valor simbólico, de representação de uma identidade local.
Na ocasião será lançado o livro "O mais é o tempo que ensina: Sala do Artista Popular 30 anos". Elaborada a partir de depoimentos, falas e reflexões dos artistas e artesãos que protagonizaram e que dão sentido a esse programa, a publicação, que conta também com especial seleção de fotos, foi buscar nos catálogos de cada mostra um olhar sensível e abrangente sobre contextos, modos de fazer, visões de mundo e, particularmente, sobre o processo de criação, sobre a própria arte na perspectiva de diversos criadores, entre os muitos indivíduos e coletividades que passaram pela SAP ao longo de 30 anos, em 180 exposições realizadas. Fruto de longo e elaborado trabalho de equipe, pois a SAP é um programa que sempre envolve toda a casa, “O mais é o tempo que ensina” aguardava, pacientemente, a liberação de seu espaço, então em obras, para ser apresentado ao público.
Serviço
Abertura da exposição "Raposa de redes e rendas"
- de 10 de setembro até 18 de outubro
Lançamento do livro "O mais é o tempo que ensina: Sala do Artista Popular 30 anos"
- dia 10 de setembro, quinta-feira, às 17h
Exposição e vendas
- de terça a domingo, das 11h às 18h
- sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h- |
Local:
Museu do Folclore Edison Carneiro
Rua do Catete, 179 e 181
Catete
(21) 2285-2545 ramal 221
Funcionamento:
De terça a sexta, das 11h às 18h
Sábado, domingo e feriado, de 15h às 18h
Ingresso:
Entrada franca
Para fazer uso do guia sonoro é cobrada uma taxa de manutenção de R$5 (R$2,50 para estudantes e idosos acima de 65 anos).
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|