|
Abertura: 13 de agosto de 2015 |
Encerramento: 31 de outubro de 2015 |
A exposição reflete o resultado de estudos do artista a fim de atravessar a barreira do bidimensional em seu trabalho. Autodidata, ele é conhecido pelo trabalho com arte urbana, com produção que abrange murais, pinturas, desenhos, gravuras, vídeos e mais recentemente esculturas e objetos. Na exposição, Lelo apresentará três séries que mostrarão a transição entre o bidimensional e o tridimensional.
"Uma série terá desenhos/colagens sobre papel, onde além da pintura à mão, misturo impressões em serigrafia e colagens em papel, a "Cosmotivismo" (palavra que criei da mistura de Cosmos e Construtivismo). A segunda será um par de “telas” volumétricas, criados através da sobreposição de formas de madeira e MDF pintados, que formam desenhos bidimensionais com volume. A terceira, são objetos feitos a partir de formas bidimensionais, que montadas de forma transversal criam objetos tridimensionais", explica o artista.
Lelo já teve exposições individuais e coletivas em países como Estados Unidos, África do Sul, Argentina, Chile, Suíça e Espanha. Em 2010, participou da mostra Transfer, em São Paulo, considerada uma das mais importantes do cenário urbano contemporâneo. Sua primeira mostra individual no Rio foi em 2013, na Galeria Homegrown. Em 2014, participou do Arte Core 2014 no MAM-RJ. Ainda ano passado, participou de encontros de muralismo (disciplina mais marcante de seu trabalho) em Mendoza e Córdoba, na Argentina, e em Barcelona, na Espanha.
A exposição Lelo: DoisD / TrêsD conta com três desenhos/colagens em papel, peças únicas; duas “telas” volumétricas de madeira e MDF pintados, também peças únicas; e seis objetos em MDF pintados, cortados de forma digital, permitindo a reprodução em série de cada - nesta série, Lelo utiliza ferramentas digitais, como computador e máquina de corte laser, abrindo o leque de ferramentas para seu trabalho. A tiragem será limitada a 10 peças de cada.
"Tenho buscado um lado cada vez mais racional e maduro no meu trabalho, estudado o trabalho de artistas do construtivismo. As imagens buscam cada vez mais a geometria e uma forma a abstração, apesar do figurativo ainda ser importante. Não é um desenhar pelo simples fato de desenhar, é colocar o lado racional para trabalhar. E isso é um desafio pessoal para mim. Então, de uma forma, meu trabalho é um reflexo de uma mudança de comportamento no meu próprio processo criativo", analisa Lelo.
Sobre João Lelo
www.leloart.com |
Local:
Homegrown Tijuca
Rua General Roca, nº 514
Tijuca
(21) 3189-6661
Funcionamento:
Não informado
Ingresso:
Não informado
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|