Álbum de família
rioecultura : EXPO Álbum de família : Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
COMPARTILHE
Abertura: 1 de agosto de 2015
Encerramento: 19 de setembro de 2015
rioecultura EXPO: Álbum de família
Daniel W. Coburn - PlaceSetting 2014

Na mostra estão cerca de quarenta trabalhos emblemáticos de mais de vinte artistas brasileiros e estrangeiros, como Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Bill Viola, Candice Breitz, Charif Benhelima, Fábio Morais, Gillian Wearing, Jonathas de Andrade, Michel Journiac, Ricardo Basbaum, Rosângela Rennó, Santu Mofokeng, Tracey Rose, Victor Burgin e Zanele Muholi, que ocuparão todas as salas expositivas da instituição.

A mostra reflete sobre a família e suas questões, como um tema permanente da produção artística. Álbum de família apresenta pinturas, objetos, fotografias, desenhos, videoinstalações, instalações sonoras e filmes. Além disso, a mostra é acompanhada de um seminário transdisciplinar, nos dias 25, 26 e 27 de agosto.

rioecultura EXPO: Álbum de família
Adriana Varejão - Em segredo 2003 - Detalhe óleo sobre tela e escultura em resina - Foto Vicente de Mello - Acervo Atelier Adriana Varejão

A exposição vem em um momento em que o conceito de família é revisto, em que se elaboram novas leis relativas a relações homoafetivas e à adoção, em que aumentam as denúncias de violência sexual doméstica, em que surgem mais asilos particulares e, consequentemente, mais idosos são privados do convívio familiar, e em que, paralelamente, grupos conservadores procuram manter intacto a imagem e o modelo tradicional de família”, observa a curadora Daniella Géo. Ela conta que ao longo da história da arte “o retrato sempre ocupou lugar privilegiado na produção artística, e o retrato de família, para além de sua qualidade plástica, serviu, com freqüência, à afirmação do status social, da linhagem, da coesão familiar, da hierarquia patriarcal, entre outros valores que, ao mesmo tempo, refletiam e reforçavam o ideário da família-pilar da sociedade”.

rioecultura EXPO: Álbum de família
Zanele Muholi - Katlego and Nosipho 2007

rioecultura EXPO: Álbum de família
Charif Benhelima - Child #1 1994
SantuMofokeng - Slide77 1997 - Cortesia: Lunetta Bartz - MAKER Johannesburg 1
Local:
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68
Centro
(21) 2242-1012

Funcionamento:
De 2ª a sábado das 12h às 18h (exceto feriados)

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.